Canal Odisseia mostra o poder da engenharia com "Power"

"Power” é a série ideal para todos os apaixonados por aviões, barcos, comboios e automóveis, numa versão mais veloz e avançada. O poder da engenharia vai ser explorado no Canal Odisseia a partir de 17 de setembro, todas as segundas-feiras, às 22h35.

cardapio.pt @ 14-9-2018 12:23:12

O campo da engenharia conta com um grande número de histórias fascinantes sobre a inovação, a exploração e o confronto. Por terra, mar e ar veremos como os grandes desenvolvimentos tecnológicos influenciaram todos os aspetos da sociedade, mudando o percurso da história e definindo a direção do nosso futuro tecnológico.

Através de um tema concreto, cada episódio aprofunda mais o conhecimento sobre os avanços dos materiais e da construção, a superação de barreiras impossíveis, o estabelecimento de novos recordes e a criação de poder.

Graças ao material de arquivo, aos gráficos de vanguarda e à animação, vamos rever os avanços mais impressionantes da tecnologia do passado, veremos como esta influenciou a tecnologia de hoje em dia e como continuará a influenciar no futuro próximo.

Nos dois primeiros episódios, vamos viajar desde os primeiros voos experimentais dos irmãos Wright até aos aviões comerciais mais icónicos da atualidade, aos últimos protótipos de descolagem vertical e às viagens interplanetárias do futuro (“Ar: Puxar até aos limites”, 17 de setembro) e acompanhamos a evolução dos motores a jato até aos aviões de combate atuais, entramos no maior avião comercial da história e vamos descobrir como é que os minúsculos drones são utilizados para proteger a natureza (“Ar: Mais rápido, mais longe, maior e melhor”, 24 de setembro).


Em outubro, nos episódios 3 e 4, descemos à Terra. Vamos às raízes do Ford T, aproximamo-nos do estilo Muscle Car dos Mustangs, conhecemos as vantagens do motor a jato e exploramos as mudanças das regras de jogo colocadas pelos Tesla elétricos (“Terra: A necessidade de velocidade”, 1 de outubro) e vamos conhecer as possibilidades de alguns veículos terrestres, desde o revolucionário jipe militar até à moto inteligente e futurista da BMW, bem como o intratável Sherp ATV e o revolucionário automóvel voador (“Terra: Vamos para qualquer lado”, 8 de outubro).

Os episódios 5 e 6 são dedicados ao mar. Percorremos a história da marinha de guerra, desde os primeiros navios de vapor até às fortalezas de energia nuclear atuais. Além disso, veremos como será o futuro com os novos veículos anfíbios e barcos autónomos (“Mar: Dominar as ondas”, 15 de outubro). Vamos conhecer o Hydroptère, o protótipo que mudou o conceito de design dos catamarãs da Copa América, embarcar nos cruzeiros da classe Oásis, os maiores do mundo, e ver como evoluiu o desafio em bater o recorde de velocidade no mar (“Mar: Novos horizontes”, 22 de outubro).


O comboio e o caminho de ferro são os protagonistas dos episódios 7 e 8. Exploramos as maiores máquinas a vapor que cruzaram os continentes e contamos o apaixonante desafio tecnológico que resultou deste novo método de transporte, com obras de engenharia sem precedentes, que permitiram ultrapassar todo o tipo de obstáculos e que mudaram a nossa conceção do mundo para sempre (“Comboio: Aço com aço”, 29 de outubro). Vamos ainda conhecer a evolução dos comboios de alta velocidade até aos atuais comboios de levitação magnética e vamos rever alguns exemplos maravilhosos de engenheira ferroviária, desde o comboio de mercadorias mais comprido do mundo até ao espetacular país das maravilhas em miniatura (“Comboio: A linha mais rápida”, 8 de novembro).

cardapio.pt @ 14-9-2018 12:23:12