As melhores sugestões para os jantares deste verão estão no Casa e Cozinha

“Noites ao Ar Livre”

Com a chegada das noites quentes de verão, o canal Casa e Cozinha propõe uma estreia imperdível: “Noites ao Ar Livre”, uma série de 18 episódios, para ver a partir de 9 de julho, onde descobriremos as melhores ideias para desfrutar de refeições ao ar livre, pela mão do chef argentino Pablo Vicari, complementadas com sugestões de decoração surpreendentes da food stylist  italiana Laura Caldarola.

cardapio.pt @ 8-7-2020 11:45:39

Para criar refeições perfeitas e memoráveis, nada como combinar um prato saudável e saboroso a um ambiente agradável e alegre com uma mesa bem decorada, garantindo a perfeita noite de verão à volta da mesa, seja com amigos ou com família.

Desde barbecues, paelhas, saladas, pratos frios até aos melhores petiscos, sanduiches e um sem fim de ideias que prometem conquistar os convidados nos jantares de verão, “Noites ao Ar Livre” tem exibição de segunda a sexta-feira às 10h30, 21h00 e 00h00, sempre com menus deliciosos complementados com ideias de decoração.

“Jantar Picante”, “Jantar Romântico”, “Jantar Asiático”, “Jantar do Mar”, “Jantar de Mulheres”, “Jantar Elegante”, “Jantar sem Lume”, “Jantar de Homens”, “Jantar com Crianças” ou “Jantar de Petiscos”, são algumas das refeições temáticas que ficaremos a conhecer nesta série. 

“Noites ao Ar Livre” possui todos os ingredientes necessários para transformar qualquer um num anfitrião perfeito, capaz de preparar menus criativos, acompanhados das propostas decorativas mais adequadas.

Pablo Vicari formou-se na “Escuela de Cocina Luis Irizar”, de San Sebastián, passou pelos melhores e mais glamourosos restaurantes de Euskadi como Arzak, Akelarre, Zuberoa, Urepel e Miramon e foi galardonado com vários prémios, como "Mejor Pincho de Guipúzcoa", "Mejor Tapa de San Sebastián" ou "Tapa más Vanguardista de España".

As suas três paixões são a cozinha, a música e a arte que convivem no seu espaço gastronómico-cultural, Unami. Actualmente é chef no restaurante Elkano de Getaria, com uma estrela Michelin, e professor na prestigiada escola de cozinha Luis Irizar e do Basque Culinary Center.


As receitas do "Jantar sem Lume"

Pablo Vicari prepara um gaspacho de meloa, maçã e berbigão, um ceviche de corvina e uma deliciosa mousse de framboesas. Entretanto, Laura Caldorola apresenta-nos ideias para a apresentação do prato.

Gaspacho de meloa, maçã e berbigão

INGREDIENTES PARA 2:

1/2 Meloa

1/2 melão

2 Maçãs Granny Smith

1 lata de berbigão

Cebolinho

1 tomate

Folhas de tomilho limão

1 cebola

4 fatias de presunto

Azeite extra virgem

Preparação:

Triture as meloas, a cebola, o tomate e a maçã, juntamente com o azeite. Quando conseguir a consistência de uma sopa fria, bem cremosa, reserve o gaspacho.

Apresentação:

Num prato fundo sirva de base o gaspacho de meloa, acompanhado com os berbigões, palitos da maça descascada e as fatias de presunto. Terminamos o prato com o cebolinho picado e as folhas de tomilho limão.

Ceviche de corvina com abacate e rebentos de folhas

INGREDIENTES PARA 2:

200 g de peixe (linguado, garoupa, corvina)

O sumo de 2 limões verdes (não espremer até ao fim, para evitar travos desagradáveis)

Casca do limão ralada

1/4 dentes de alho moído (não exagerar, pois o seu sabor é forte)

1/2 cebolas roxas cortadas grosseiramente

50 g de pimenta vermelha moída

2 raminhos de coentros picados finamente

Sal e pimenta branca a gosto

Para o azeite de coentros:

Azeite extra virgem

1 ramo de coentros

Gotas de vinagre de Jerez

Para o abacate:

1 abacate

1 tomate para salada

Rebentos de folhas tenras e picantes (mostarda, rúcula, azeda, espinafre vermelho)

As sementes do tomate

Preparação:

Comece por cortar o peixe em fatias finas. Num recipiente colocar os seguintes ingredientes: sumo de limão, sal, pimenta, alho ralado, cebola, pimento fresco picado, coentros e azeite. Envolva o preparado anterior. De seguida, verta o preparado sobre o peixe e, novamente, envolva. Deixe repousar por uns minutos. Entretanto, pique o abacate e corte o tomate em cubos, retirando-lhe a pele e as sementes. Tempere com o azeite de coentros e umas pitadas de sal.

Apresentação:

Na base do prato, coloque o preparado de abacate e tomate, cobrindo, de seguida, pelo ceviche de corvina. Tempere com os sucos do ceviche, o azeite de coentros e sal grosso. Termine com os rebentos de folhas tenros e picantes.

Mousse de Framboesa

INGREDIENTES PARA 2:

100 g de framboesas

120 g de açúcar

3 claras de ovo

250 g de natas para bater

Frutos vermelhos e amoras

Bolachas

Menta

Gotas de vinagre balsâmico

Preparação:

Comece por esmagar as framboesas, passando por um coador de seguida. Bata, separadamente, as claras com o açúcar e a natas em castelo. Adicione, lentamente, o preparado de framboesas às natas batidas. Por fim, adicione, cuidadosamente, as claras em castelo à mistura.

Coloque a mousse em recipientes à escolha no frigorífico por cerca de 3 horas. Decore com as framboesas, amoras, folhas de menta, vinagre balsâmico e bolachas trituradas.

cardapio.pt @ 8-7-2020 11:45:39


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema