Odisseia exibe maratona de episódios nomeados para os Emmy 2020

No dia 21 de setembro, a partir das 19h30, o canal Odisseia exibe uma maratona de seis episódios da série documental do The New York Times, “The Weekly”, nomeados para a 72ª edição dos Prémios Emmy. 

cardapio.pt @ 18-9-2020 15:17:42

Os vencedores nas categorias notícias e documentários serão conhecidos nos dias 21 e 22 de Setembro, em Los Angeles e, até lá, o ODISSEIA dá oportunidade aos espectadores de ver ou rever os seis episódios a concurso: “Colisão”, “O Mito das Licenças: Taxistas de NY”, “O Bebé Constantin”, “O Efeito Gallagher: Crimes de Guerra”, “O Filho de El Chapo: O Cerco de Culiacán e “Ligar o Mundo”.

Cada episódio desta inovadora série documental que transporta a visão do The New York Times do jornal para a televisão, com meia hora de duração, concentra-se numa das histórias a que um repórter do New York Times dá vida, providenciando uma reportagem profunda que mudará por completo a forma como vemos a história.

Do jornalismo de investigação aos furos jornalísticos, das reportagens da linha da frente às histórias que literalmente mudam a nossa cultura, “The Weekly” vai além das notícias nos Estados Unidos e no mundo inteiro para procurar grandes e importantes histórias, aquelas que ninguém ainda contou, e quer revelar as obras de uma das maiores agências noticiosas do mundo.

Numa altura de intenso debate sobre o papel de uma imprensa livre, “The Weekly” é uma nova e excecional série que providencia uma visão única sobre a forma como as notícias são relatadas.


Episódios

19:30 – Colisão

Um casal americano idealista nas férias da sua vida. Um grupo de jovens do Tajiquistão radicalizados e influenciados pelo ISIS. Através de uma investigação forense dos seus rastos digitais, da articulação dos seus movimentos e motivações, THE WEEKLY conta a história de como estas vidas se cruzaram, tragicamente, num caminho de montanha do Tajiquistão.

19:55 - O Mito das Licenças: Taxistas de NY

O drama dos motoristas de táxi da cidade de Nova Iorque, incluindo uma onda recente de suicídios, tem sido bem documentado. A narrativa dominante divulgada por outros media, na imprensa e na televisão, é a de que os motoristas foram vítimas da Uber e da economia do trabalho temporário. Mas o THE WEEKLY foi mais fundo para revelar uma força mais nefasta em ação: bancos não regulados e agentes corruptos inflacionaram deliberadamente o preço das licenças e sobrecarregaram os taxistas com empréstimos de reembolso total com juros elevados. Àqueles que viveram o escândalo das hipotecas de alto risco a situação parecerá familiar e talvez se revejam nos motoristas que apostaram numa indústria icónica e ficaram arruinados.

20:25 - O Bebé Constantin

THE WEEKLY desloca-se à Europa de Leste para contar a história de uma criança que passou a maior parte da vida afastada dos pais, em consequência das políticas de imigração dos EUA. Investigamos o caso do bebé Constantin, a criança mais jovem a ser separada dos progenitores pela administração Trump e damos um rosto a uma política controversa que começou meses antes de o governo a ter admitido.

20:50 - O Efeito Gallagher: Crimes de Guerra

É o caso de crimes de guerra que dividiu as forças militares e originou um confronto público entre o Pentágono e o Presidente Trump. Mas a história de Eddie Gallagher não é apenas isso. Utilizando vídeos confidenciais obtidos exclusivamente pelo New York Times, THE WEEKLY lança uma nova luz sobre o tempo que Gallagher passou no Iraque, através do olhar dos fuzileiros que lá estiveram com ele.

21:15 - O Filho de El Chapo: O Cerco de Culiacán

Quando os soldados mexicanos apareceram para prender o filho do infame senhor da droga, “El Chapo”, já a cidade de Culiacán estava a arder. E, quando lhe passaram um telemóvel para mandar retirar os seus capangas, as coisas só pioraram. THE WEEKLY viaja até o estado de Sinaloa, onde a história duma cidade cercada foi contada, em tempo real, nas redes sociais, pelos civis aterrorizados, pelas forças de segurança em desvantagem e pelas gravações nos telemóveis dos pistoleiros do cartel. Com a ajuda da Equipa de Investigações Visuais de The New York Times, recriamos um dia de tiroteios mortíferos — e de passos em falso do governo — através dos olhos das pessoas que estiveram lá.

21:45 – Ligar o Mundo

O Facebook passou anos a controlar danos por tudo, desde desinformação, venda de dados de utilizadores e disseminação de conteúdos violentos on-line. Mas a empresa ainda não conseguiu abordar outro grande escândalo: as contas falsas que visam pessoas vulneráveis e, em alguns casos, viram as suas vidas do avesso. Um dos estratagemas mais comuns tem sido assumir a identidade de militares norte-americanos veteranos e usá-las para extorquir as poupanças a mulheres vulneráveis. O Pentágono, veteranos e vítimas tentaram detê-lo, mas o Facebook pouco contribuiu para isso. THE WEEKLY investiga o que acontece quando se permite que tais esquemas proliferem, ao conversar com uma mulher que perdeu 250 mil dólares e com o fuzileiro naval cujo rosto foi usado para a ludibriar.

cardapio.pt @ 18-9-2020 15:17:42


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema