Isabel Pires de Lima apresenta filme de Manoel de Oliveira na Casa de Camilo em S. Miguel de Seide

A antiga ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, que em Junho de 2005, inaugurou o Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Famalicão, regressa na próxima sexta-feira, dia 28 de março, a esta casa para participar na iniciativa “Um Livro, Um Filme”.

cardapio.pt @ 27-3-2014 15:47:37

A iniciativa, que decorre desde 2006, conta todos os meses com a presença de uma figura da cultura e das artes para apresentar um filme, preferencialmente baseado numa obra literária.

Curiosamente Isabel Pires de Lima escolheu o filme “Singularidades de uma rapariga loura”, de Manoel de Oliveira, baseado num conto de Eça de Queirós, arquirrival de Camilo Castelo Branco. Refira-se que Eça de Queirós aparece no último quarto do séc. XIX, assumindo-se como grande figura do realismo, entrando em confronto com Camilo Castelo Branco, uma das últimas figuras literárias do romantismo.

Isabel Pires de Lima é professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorada em Literatura Portuguesa com a tese “As Máscaras do Desengano – para uma leitura sociológica de ‘Os Maias’ de Eça de Queirós (1987) ”; é especialista em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e em estudos queirosianos com dezenas de títulos publicados; trabalha ainda em Estudos Interartísticos e em Literaturas Comparadas em língua portuguesa. Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.


Na inauguração do Centro de Estudos Camilianos, Isabel Pires de Lima afirmou o seguinte: “Eis o paradigma do projeto cultural inovador e exemplar, que, gerado por uma Câmara Municipal, e testemunho da sua vitalidade e capacidade organizativa, adquire dimensão nacional e internacional, fomenta a investigação académica, divulga-a e disponibiliza-a para benefício dos cidadãos, em geral, dos demais investigadores e das escolas, o que equivale a dizer das gerações que garantirão um futuro qualificado e criativo, com sólidos valores de cidadania”.

Nove anos passados, a antiga ministra da Cultura poderá agora constatar no local o trabalho desenvolvido por este grande projeto camiliano.



INFORMAÇÕES

“Um livro, Um Filme”

Convidada: Isabel Pires de Lima

Data e hora: 28 de março | sexta-feira | 21h30

Local: Centro de Estudos Camilianos | S. Miguel de Seide«

Filme: “Singularidades de uma Rapariga Loura” de Manoel de Oliveira (2009)
Baseado no conto homónimo de Eça de Queirós


Morada: Rua São Miguel 758, 4770-631 S. Miguel de Seide

Telefone: 252 327 186

cardapio.pt @ 27-3-2014 15:47:37