"Especial Documentários: Mundo Em Mudança" nos Canais TVCine
Um convite à reflexão sobre alguns dos temas mais urgentes dos nossos tempos
Durante o mês de outubro, os Canais TVCine apresentam o Especial Documentários: Mundo Em Mudança, um conjunto de filmes que convidam à reflexão sobre alguns dos temas mais urgentes dos nossos tempos, da crise ambiental à luta pelos direitos humanos. Uma programação a não perder a partir de 1 de outubro, sextas-feiras às 22h, no TVCine Edition.
cardapio.pt @ 28-9-2021 10:55:00
A programação
especial começa com O Fim da Carne, um documentário que explora o
impacto oculto do consumo de carne e os benefícios da transição para uma dieta
mais compassiva, e prossegue com Nocturno, um retrato íntimo da vida em
contexto de guerra do realizador de Fogo no Mar.
Nomeado
para os Óscares de 2021 nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme
Internacional, Colectiv - Um Caso de Corrupção expõe um enorme esquema de fraude no sistema nacional de
saúde romeno, e Já! segue a geração de ativistas ambientais liderada por
Greta Thunberg na sua luta contra a destruição do Planeta.
O Especial termina
com John Lewis: Good Trouble, um documentário inédito em Portugal sobre a vida do histórico
congressista americano e a sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Após a sua estreia, os documentários ficarão disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.
"O Fim da Carne" | 1 de outubro, sexta-feira, às 22h
O Fim da Carne revela o impacto oculto do consumo de carne, explora as oportunidades e benefícios de uma mudança para uma dieta mais compassiva, e levanta questões críticas sobre o futuro papel dos animais na nossa sociedade. O realizador Marc Pierschel embarca numa viagem para descobrir que efeito teria um mundo pós-carne sobre o ambiente, os animais e nós próprios: conhece Esther, o Porco Maravilha, que se tornou num fenómeno da Internet; fala com pioneiros que lideram o movimento vegan na Alemanha; visita a primeira cidade totalmente vegetariana na Índia; testemunha animais de quinta resgatados a desfrutar da sua nova liberdade; e observa novos desenvolvimentos na indústria alimentar que permitem fazer carne e queijo sem animais e até mesmo colher “bacon” do oceano.
"Nocturno" | 9 de outubro, sexta-feira, às 22h
Filmado durante três anos no Médio Oriente, Nocturno faz um retrato íntimo dos que vivem em zonas de constantes guerras civis, ditaduras sangrentas, invasões e interferências externas. Gianfranco Rosi (Sacro GRA, Fogo no Mar) dá voz às diferentes histórias que atravessam divisões geográficas e estão unidas pela violência e destruição em que vivem e cuja humanidade acorda diariamente de um “nocturno” que parece não ter fim. Um filme luminoso feito da matéria negra da história.
"Colectiv - Um Caso de Corrupção" | 15 de outubro, sexta-feira, às 22h
Na sequência de um trágico incêndio numa discoteca romena, vítimas de queimaduras começam a morrer nos hospitais devido a feridas que inicialmente não as colocavam em perigo de vida. Uma equipa de jornalistas de investigação intervém para expor a corrupção em massa no sistema de saúde e noutras instituições estatais. Acompanhando jornalistas, denunciantes e funcionários governamentais, Colectiv - Um Caso de Corrupção é uma análise imersiva e intransigente do preço da corrupção e do preço da verdade. Da autoria de Alexander Nanaus, o filme foi nomeado para os Óscares de 2021 nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional.
"Já!" | 22 de outubro, sexta-feira, às 22h
“Se vocês falharem, nunca vos perdoaremos!” Furiosa, a geração de jovens ativistas ambientais apela aos adultos por sensatez e faz de 2019 o ano do seu movimento. A razão: o futuro está sob ameaça do aquecimento global. A estudante sueca Greta Thunberg tornou-se a líder do movimento que abalou o grande público com ações de desobediência civil, protestos e manifestações. O realizador Jim Rakete fala com alguns destes jovens ativistas sobre o que os motiva. Figuras públicas como a lenda do rock Patti Smith e o cineasta Wim Wenders demonstram o seu apoio
"John Lewis: Good Trouble" | 29 de outubro, sexta-feira, às 22h
Um relato íntimo da vida do lendário congressista americano John
Lewis, John Lewis: Good Trouble explora um legado de mais de 60 anos de ativismo,
que começou enquanto adolescente corajoso na linha da frente do movimento dos
Direitos Civis e continuou ao longo da sua extraordinária carreira legislativa.
Depois de Lewis ter solicitado a Martin Luther King que o ajudasse a integrar
uma escola segregada na sua cidade natal de Troy, Alabama, Lewis tornou-se um
dos seus aliados mais próximos. Organizou Freedom Rides que o deixaram ferido
ou preso, e esteve na linha da frente nas marchas históricas de Washington e
Selma. Nunca perdeu o espírito do "rapaz de Troy" e apelou aos seus
compatriotas americanos para se meterem em "bons problemas" até à sua
morte a 17 de julho de 2020. De Dawn Porter, autora de The Way I See It,
Trapped, Bobby Kennedy for President e realizadora e produtora executiva da
futura série de Oprah Winfrey e do Príncipe Harry sobre saúde mental.
cardapio.pt @ 28-9-2021 10:55:00
Clique aqui para ver mais sobre: Cinema e TV