7/8/2022 a 28/8/2022
Doclisboa no Museu do Oriente com sessões gratuitas aos domingos
Depois de um interregno forçado, o Doclisboa regressa ao Museu do Oriente em Agosto, com quatro filmes que têm na música o seu fio condutor. Todos os domingos - dias 7, 14, 21 e 28 -, às 18.00, em sessões de entrada gratuita, explora-se um território rico em expressões e referências musicais, num cruzamento entre tempos e vidas para mostrar os ritmos que nos movem.
cardapio.pt @ 5-8-2022 17:16:46
Todas as culturas e sociedades têm usado a música, nas suas mais variadas formas, para estruturar relações sociais, expressar as mais profundas emoções, preservar as suas histórias ou lutar contra forças opressoras. Os quatro filmes seleccionados pelo Doclisboa para o Museu do Oriente levam-nos por uma viagem que tem início no noroeste da Índia, com Junun de Paul Thomas Anderson.
Junun foi inteiramente filmado no Rajastão, uma das maiores regiões da Índia, e conta a história do álbum homónimo do guitarrista e teclista dos Radiohead, Jonny Greenwood, o produtor da banda britânica, Nigel Godrich, o compositor israelita Shye Ben Tzur e os Rajasthan Express, uma orquestra indiana. O álbum mistura sonoridades de música tradicional de várias regiões do país, com letras escritas em hebreu e em vários dialetos indianos.
Seguimos rumo à Coreia do Sul, na sessão de dia 14 de Agosto, com Bamseom Pirates Seoul Inferno, de Jung Yoon-suk, sobre dois jovens músicos coreanos que lançam um desafio ao sistema e às autoridades, com a sua paixão inabalável por música. A banda Bamseom Pirates é criada com a intenção de dar à sociedade sul-coreana a música que ela merece, resultando numa mistura entre grindcore punk, black metal, free jazz, Rammstein de baixo orçamento e arte performática.
A Turquia é o próximo destino, no domingo 21 de Agosto, e Anatolian Trip de Deniz Tortum e Can Eskinazi. Inspirados pelo Anatolian Rock dos anos 1970, um grupo de amigos forma uma banda e parte numa carrinha, começando uma longa viagem por um país dividido entre o progresso e a tradição.
Em 12 and 24, no dia 28, o realizador Kim Namsuk constrói um retrato do seu amigo Xin Seha, músico independente na Coreia do Sul, que entre a ascensão da sua carreira e a doença da mãe, encara a dor e a perda através da sua voz.
As sessões são de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.
Informações
Datas: 7, 14, 21 e 28 Agosto de 2022
Local: Auditório do Museu do Oriente, Lisboa
Horário: 18.00
Público-alvo: M/12 anos
Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia
cardapio.pt @ 5-8-2022 17:16:46
Clique aqui para ver mais sobre: Cinema e TV