3/10/2024 a 30/11/2024 25.ª Festa do Cinema Francês começa a 3 de outubro
Com a antestreia da super produção "O Conde Monte Cristo"
A Festa do Cinema Francês regressa a 3 de outubro com uma programação composta por mais de 50 filmes, dos quais 17 serão apresentados pela primeira vez no nosso país, numa secção intitulada Antestreia. "O Conde de Monte Cristo" realizado por Matthieu Delaporte e Alexandre De La Patellière é o filme de abertura desta 25.ª edição e vai ser apresentado no dia 3 de outubro, às 20h, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
cardapio.pt @ 4-9-2024 17:25:00
Esta longa-metragem, que teve a sua estreia na última edição do Festival de Cannes, é uma adaptação da célebre obra de Alexandre Dumas, e é, até ao momento, a maior produção cinematográfica de 2024 em França, com um orçamento a rondar os 43 milhões de euros. Esta antestreia em Lisboa vai contar com a presença do ator Patrick Mille e do produtor Dimitri Rassam.
Além desta super-produção, o público português poderá ver em primeira mão mais 16 filmes que vão estrear muito brevemente nas salas portuguesas e conhecer realizadores e atores convidados, como Stéphane Brizé, que vai estar em Lisboa no dia 4 de outubro para apresentar o seu mais filme "A Vida Entre Nós", a história de um ex-casal que se reencontra vários anos após a sua separação. No dia seguinte, está programada a apresentação de "Os Indesejáveis", com a presença do realizador Ladj LY e do ator Alexis Manenti, uma antestreia em parceria com o Goethe-Institut Lisboa. Já no dia 6 de outubro, é apresentado "Estrela Cadente" na presença dos realizadores Dominique Abel e Fiona Gordon. Este filme integra simultaneamente o programa de antestreias, assim como a secção "Uma Língua, Múltiplos Olhares - a coprodução franco-belga".
Ainda no âmbito desta secção, vai estrear na Festa "Paradis Paris" de Marjane Satrapi, autora e realizadora que ficou globalmente conhecida com o premiado "Persepolis", e que, nesta obra de ficção, conta com as atrizes Monica Bellucci e Rossy de Palma no elenco; "Os Novos Vizinhos", o novo filme de André Téchiné que conta com Isabelle Huppert no elenco; Ouro Verde", de Edouard Bergeon, um trabalho sobre a produção de óleo de palma e poderosos lobbies industriais, responsável pela desflorestação na Indonésia; "Bernadette a Mulher do Presidente" de Léa Domenach sobre antiga primeira-dama francesa que viveu na sombra do marido Jacques Chirac, para se tornar uma figura mediática; "Chá Preto" de Abderrahmane Sissako; "Golpe de Sorte" de Hervé Mimram; "O Barco do Amor" de Bruno Podalydès; "O Teorema de Marguerite", de Ana Novion; "Um Silêncio" de Joachim Lafosse; "O Sucessor" de Xavier Legrand; ou "Sem Amarras" de Simon Moutaïrou. Os filmes "Diamante Bruto" realizado por Agathe Riedinger e "Corações Partidos", com realização de Gilles Lellouche, serão apresentados na Festa, em Lisboa, ainda antes de estrearem nas salas de cinema em França, sendo que este último será a obra de encerramento da Festa no Cinema São Jorge.
Além da secção Antestreia, a Festa apresenta ainda Filmes Inéditos, produções recentes cuja distribuição comercial ainda não está assegurada no nosso país, como é o caso de "Sidonie au Japon", uma viagem ao mundo literário que conta com Isabelle Huppert no papel principal e que vai ser apresentado no dia 6 de outubro com a presença da realizadora Elise Girard.
Charles Aznavour foi um dos mais célebres e queridos cantores de França e a Festa do Cinema Francês quer assinalar o centenário do seu nascimento com a exibição do filme "Aznavour por Charles" com imagens gravadas pelo próprio, numa espécie de diário fílmico, feito ao longo de décadas.
Vão ser ainda programados oito filmes de comédia na secção "Rir à grande e à francesa", sessões para os mais novos, numa programação intitulada CineJovem, "Uma Língua, Múltiplos Olhares - a coprodução franco-belga", com obras que resultam de coproduções franco-belgas e Cinema à Mesa, com a projeção de "O Sabor da Vida", de Tran Anh Hung com Juliette Binoche e Benoît Magimel obra dedicada à gastronomia e que recebeu o Prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes 2023. Uma das novidades deste ano é a secção competitiva, composta por quatro obras em antestreia ("A Promessa Verde", "Diamante Bruto", "O Sucessor" e "O Teorema de Marguerite") e um inédito ("Sidonie au Japon").
Durante o mês de novembro, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema vai ser apresentada a obra integral do trabalho do cineasta Chris Marker (1921-2012). Entre curtas e longas-metragens, como "Sans Soleil" (1982) ou "Level Five" (1995), a retrospetiva revela mais de meia centena de filmes e vídeos, incluindo títulos realizados para a televisão, trabalhos que apontam, invariavelmente, para a procura de novas formas por parte de um criador profundamente original.
A Festa do Cinema Francês realiza-se de 3 de outubro e 30 de novembro, em 9 cidades portuguesas: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Oeiras, Viseu, Beja, Lagos e Faro.
A programação completa está disponível em www.festadocinemafrances.com
cardapio.pt @ 4-9-2024 17:25:00
Clique aqui para ver mais sobre: Cinema e TV