14/1/2019 a 14/1/2019 Balleteatro Escola Profissional assinala o 30.º aniversário com programa comemorativo

O Balleteatro assinala no dia 14 de janeiro o 30.º aniversário da Escola Profissional com uma conferência sobre o Ensino Artístico Profissional em Portugal, com a participação de Joaquim Azevedo, e a apresentação de um documentário. A entrada é livre.  

cardapio.pt @ 9-1-2019 13:15:44

Em 2019, o Balleteatro assinala os 30 anos da sua vertente de Escola Profissional com um programa comemorativo que arranca a 14 de janeiro com a conferência “O Ensino Profissional Artístico em Portugal”, às 15:00, no Passos Manuel, com Joaquim Azevedo. O investigador e professor, responsável pela criação do ensino profissional e pelo relançamento do ensino artístico especializado em Portugal, fará uma reflexão sobre o futuro e os desafios que o ensino profissional, criado também há 30 anos, enfrenta.

Antes da conferência, será apresentado, em estreia, o documentário O Corpo e o Lugar: Um Documentário do Balleteatro, de Raul Sousa, um registo dos momentos e pessoas que marcaram a história da instituição. Desde a sua fundação, em 1983, o Balleteatro foi vivendo diversos locais na cidade do Porto. Para além do impacto da sua intervenção no tecido cultural e artístico da cidade e do país, o documentário segue também o lado nómada do projeto ao som das palavras e dos sons que marcam a sua função e missão. Trata-se de uma primeira parte de um filme que comemora, também, os 30 anos do Balleteatro Escola Profissional (1989), pioneira de um projeto educativo para as artes performativas, que formou várias gerações de artistas.

Nos próximos meses, será desenvolvido um conjunto de atividades e assinalados alguns momentos no contexto das celebrações. Além de espetáculos e novas criações alusivas ao aniversário, o programa comemorativo inclui também o lançamento de uma publicação; uma performance surpresa, que envolve todos os alunos da escola, apresentada semanalmente na Avenida dos Aliados, e um ciclo de performances dedicado a jovens artistas emergentes.

2019 é também o ano em que o Balleteatro Escola Profissional passará a ocupar novas instalações: depois de ter passado por vários locais do Porto desde a sua criação, regressa ao centro histórico continuando, em paralelo, a ser estrutura artística residente do Coliseu Porto Ageas, onde se encontra atualmente e onde manterá um pólo de atividade de criação e um serviço educativo.


Informações

Data: 14 de janeiro de 2019

Local: Passos Manuel, Porto

Horário: 15h00

Preço: Entrada livre

cardapio.pt @ 9-1-2019 13:15:44