Riqueza de Covas presente nas "Aldeias Norte de Portugal"

A freguesia de Covas, concelho de Vila Nova de Cerveira, integra a nova brochura “Aldeias Norte de Portugal”, promovida pela Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com a ATA – Associação de Turismo da Aldeia, numa atitude de “voltar a defender a força do localismo”.

cardapio.pt @ 17-3-2014 15:23:52

No prefácio deste guia que congrega 75 aldeias de 51 concelhos, o presidente da ETPNP, Melchior Moreira, escreve que se trata de “um outro importante documento que surge no âmbito da estruturação da oferta e da promoção dos recursos turísticos existentes no nosso território, constituindo uma mais-valia para a dinamização da economia local e de um património cultural, material e imaterial, de singular interesse”.

Lançando o repto aos turistas para visitar estas localidades bastante caraterísticas, Melchior Moreira recorda que “outrora unidade territorial de grande valor social, económico, cultural e antropológico, a “aldeia”, fruto do paradigma da modernidade, constitui um desses espaços de convívio rural a necessitar urgentemente de ser reinventado, com o objetivo de preencher o vazio que as cidades de natureza megalómana por vezes nos deixam e que o presente trabalho, pelas agradáveis experiências que proporcionará, quero acreditar, ajudará a contrariar”.

Sobre Covas, a brochura realça a fundação desta freguesia localizada no sopé das serras de Covas e Arga, bem como dá indicações para uma visita pela riqueza paisagística, patrimonial e histórica.


Um passeio pelo Parque de Campismo de Covas, uma abordagem à Casa do Carboal ou Casa de Covas, à Igreja Paroquial, a Capela de Santa Marinha e à Capela de São Gregório (séculos XV / XVI), à Capela de Santa Luzia (séculos XVI / XVIII) e ao Cruzeiro de Nossa Senhora da Piedade (século XVIII).

O roteiro por Covas deve ainda integrar a subida ao Alto das Broas e da Lapa Grande. Para os mais aventureiros, o desafio para percorrer a pé o Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas, ou experimentar as diversas atividades de turismo de montanha, nomeadamente escalada e interpretação do território.

Pela gastronomia, o conselho é degustar a truta e o cozido à Portuguesa, os principais pratos típicos de Covas.

cardapio.pt @ 17-3-2014 15:23:52


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos