24/11/2018 a 24/11/2018 Visita guiada "Da Teogonia às Metamorfoses: Eros, o Deus do Amor" na Casa-Museu Medeiros e Almeida

A Casa-Museu Medeiros e Almeida vai desvendar um dos mitos greco-romanos mais emblemáticos da Mitologia Clássica com uma visita guiada às suas coleções. Sob o tema “Da Teogonia às Metamorfoses: Eros, o Deus do Amor”, a proposta consiste numa autêntica viagem no tempo até aos segredos da cultura greco-romana nas coleções da Casa-Museu.

cardapio.pt @ 7-11-2018 13:41:16

A visita, organizada em parceria com o Mythos, projeto de partilha, divulgação, pesquisa e exploração da mitologia greco-romana, será conduzida por André Ferreira, investigador e responsável por esta entidade, no dia 24 de novembro, às 11h.

“O primeiro e, simultaneamente, mais completo relato da origem e da criação de deuses e gigantes encontra-se no poema de Hesíodo, Teogonia, ou seja, O Nascimento dos Deuses. Nesta fabulosa obra, o poeta refere que «o mais belo entre os deuses imortais, que amolece os membros, e a todos os deuses e a todos os homens, sujeita no peito o entendimento e a vontade consciente». É assim que é descrito Eros, o Amor, por Hesíodo”, explica André Ferreira.

O responsável sublinha ainda que, 16 séculos depois, Ovídio, numa das suas narrativas mais aclamadas de sempre, Metamorfoses, partilha alguns dos mitos clássicos mais famosos desta divindade, tornando-se uma verdadeira fonte de inspiração nas diferentes manifestações de arte, como tapeçaria, relojoaria, pintura, mobiliário: “Um verdadeiro alento que podemos testemunhar nas coleções da Casa-Museu Medeiros e Almeida. Neste espaço cultural, no coração de Lisboa, Eros é senhor e rei - uma manifestação constante que nos transporta para o Universo dos Mitos Clássicos. Verdadeiros testemunhos culturais que foram, são e devem continuar a ser partilhados por todos nós”.

A visita guiada “Da Teogonia às Metamorfoses: Eros, o Deus do Amor” tem um limite mínimo de participantes de 10 pessoas e máximo de 25. A iniciativa tem um custo de 10€ e inclui a entrada na Casa-Museu Medeiros e Almeida. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas para mithosgrecoromanos@gmail.com.


Informações

Data: 24 de novembro de 2018

Local: Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa

Horário: 11h

Preço: 10 euros

cardapio.pt @ 7-11-2018 13:41:16