4/5/2019 a 23/5/2019 22.º Aniversário da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Moita

A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, comemora, em maio, o 22.º aniversário. Durante este mês, são várias as iniciativas, dirigidas a vários públicos, que compõem o programa comemorativo:

@ 30-4-2019 13:39:37

4 | sábado | 20:00h

Biblioteca Fora D’Horas, com a participação de “As Palavras Cruzadas” de Paulo Freixinho

Esta atividade, limitada a 20 participantes, requer inscrições na biblioteca ou através do T: 210817040.

Destinatários: Crianças dos 8 aos 12 anos

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

7 | terça | 10:00h

Exposição Cubos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

De 7 a 18 de maio, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, recebe a Exposição Cubos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Esta mostra, cedida pela RICD – Rede Intermunicipal de Cooperação e Desenvolvimento, é inaugurada no dia 7 de maio, pelas 10:00h.

Dirigida ao público em geral e à comunidade educativa, a exposição procura ser um instrumento de conhecimento e sensibilização para “transformar o nosso Mundo”.

Agenda 2030 é a nova agenda de desenvolvimento global para os próximos 12 anos. 17 objetivos alicerçados em 169 metas são os passos identificados para a garantia de um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável.

Da erradicação da pobreza e da fome à igualdade de género e saúde de qualidade, da água potável e saneamento ao trabalho digno e crescimento económico, da redução das desigualdades à educação de qualidade, das energias renováveis à ação climática, esta Agenda reflete o equilíbrio entre cinco princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade que se apresentam como pilares desta estratégia global. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam-se, assim, nesta mostra constituída por 20 cubos de cartão, cada um com quatro faces ilustradas e alertas para uma ação global.

Destinatários: Público em geral e Comunidade Educativa

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

8 | quarta | 9:00 / 16:00h

Biblioteca Viva com as Famílias

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

9 | quinta | 21:30h

Leituras às Quintas com Ana Margarida de Carvalho 

Participação das Batucadeiras do Vale da Amoreira

Ana Margarida de Carvalho é jornalista e escritora. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, o seu primeiro romance, Que Importa a Fúria do Mar, valeu-lhe o prémio APE 2013. Tem reportagens, contos e poemas espalhados por várias publicações e coletâneas e um livro infantil chamado A Arca do É, com o ilustrador Sérgio Marques. Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato é o seu segundo romance e foi considerado livro do ano 2017, nomeado pela SPA.Pequenos Delírios Domésticos vai buscar o título de um livro a uma canção de Sérgio Godinho.

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

10 | sexta

“Os Maias: Episódios da Vida Romântica”, pelo Grupo Há Cultura

15:30h | Destinatários: Ensino Secundário

21:30h | Destinatários: Ensino noturno e público em geral

O espetáculo “Os Maias – Episódios da Vida Romântica” é uma original adaptação da célebre obra de Eça de Queirós “Os Maias” por três atores, João Loy, Vania Formas e Paulo Oliveira, do grupo “Há Cultura”, dirigido aos alunos do Ensino Secundário e a todos que queiram usufruir do lado cómico daquela obra impar.

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

11 | sábado | 15h00

“Sábados a Ler em Família - Especial aniversário”, com Jorge Serafim (contador de histórias)

Jorge Serafim é natural de Beja. Define-se essencialmente como um contador de histórias tradicionais e um promotor do livro e da leitura. Como humorista, tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos formatos televisivos, na SIC, RTP1 e na RTP2. É um narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas, que tempera com uma pitada de absurdo e duas de imprevisto. É autor de diversas obras: O Corvo Branco – teatro para a infância; O Amor é Solúvel na Água – teatro; A. Ventura – poesia; A Sul de Ti – poesia; Estórias do Serafim – poesia; Sonhar ao Longe– infantil; A Minha Boca Parece um Deserto – infantil;Não há Seda nas Lembranças – romance.

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

11 | sábado | 17h00

PARABÉNS À BIBLIOTECA neste 22º aniversário com a participação do Grupo de alunos da Banda Filarmónica da Moita

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

21 e 22 | terça e quarta

ESCOLAS A LER: Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

Manuela Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha em 1951.

É licenciada em Estudos Germanísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e fez o curso de língua italiana no Instituto Italiano de Cultura.

Foi professora de Português, Inglês e Alemão, tendo lecionado nos 2.º e 3.º ciclos.

É autora dos romances juvenis Horas de Acordar e Eu Sou Bom mas não me Gabo, das coleções “Aventuras de Miguel e Ricardo” e “Para os mais Pequenos”, e dos livros de poemas Uma letra, mil palavras e Versos para meninos que comem sempre a sopa toda.

Atualmente dedica a maior parte do seu tempo à escrita e a dinamizar sessões de promoção da leitura em escolas e bibliotecas de todo o País.

Escolas Básicas do 1º ciclo do concelho

23 | quinta | 11:30h/13:00h

Coro de Leitores, com participação da EB nº 1 da Moita e a Tuna da UNISEM

Para promover a leitura e o diálogo entre gerações, este coro de leitores, formado pelos alunos da escola e pelos alunos da Universidade Sénior, vai partilhar vários poemas infantis com os participantes.

Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça

@ 30-4-2019 13:39:37