17/5/2019 a 17/5/2019 Dia Internacional dos Museus em Cabeceiras de Basto

No próximo dia 17 de maio, pelas 18h00, o Museu das Terras de Basto - Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe acolhe o workshop ‘Marketing dos Museus e artes criativas contemporâneas’, que reunirá um painel de especialistas composto por Adriana Henriques e Jorge Lira. 

cardapio.pt @ 15-5-2019 16:39:41

O  universo da museologia portuguesa, das galerias, e outros espaços de cultura e oferta artística, sofreu nos últimos anos um grande incremento, assistindo-se por todo o país ao surgimento de unidades de diversa tipologia, dimensão e de diferentes tutelas, de que o Museu das Terras de Basto com os seus quatro núcleos ou a Casa do Tempo são disso exemplos. Esta diversidade não corresponde, na maior parte das vezes, à importância que estes poderão assumir no tecido cultural, económico e social da região onde se encontram inseridos.

Os museus e outros espaços culturais têm de conseguir comunicar com a sua comunidade de base mas, também, com a sua região, com o seu país e com outras dimensões internacionais, vincando a sua importância estratégica na promoção da cultura, na fixação da população e no desenvolvimento económico através da organização de eventos culturais, integrando-se na vida da sua comunidade e divulgando os seus produtos num mercado cada vez mais competitivo, suscitando o interesse e a visita de públicos diferenciados.

A importância que a comunicação e o marketing de museus assumem hoje motivou a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto para o debate de um tema com interesse no âmbito da museologia portuguesa, da arte contemporânea, no que toca à Comunicação e ao Marketing de Museus, com uma interligação direta ao setor do Turismo.

Esta é uma iniciativa inserida no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, que até julho do próximo ano oferece iniciativas desenvolvidas em três eixos temáticos: Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar.

cardapio.pt @ 15-5-2019 16:39:41