30/5/2019 a 29/9/2019 Exposição "O Som da Saudade - A Cítara Portuguesa" no Museu do Fado

O Museu do Fado apresenta uma exposição dedicada à história da guitarra portuguesa, desde o século XVIII à atualidade, comissariada por Pedro Caldeira Cabral.

cardapio.pt @ 24-5-2019 15:33:37

O som característico da cítara portuguesa foi descrito pela voz imortal de Sophia de Mello Breyner Andresen como sendo de oiro e sombra, ao mesmo tempo brilhante e melancólico, sempre interpelador de sentidos na sua multiplicidade expressiva, evocando o território mítico da Saudade portuguesa e tornado símbolo do nosso sentir colectivo, particularmente quando afastados do nosso país.

Instrumento de sonoridade particular e com recursos expressivos únicos que lhe permitem interpretar repertórios de áreas musicais tão distintas como o Fado, a Música Antiga, a World Music ou o Jazz, a guitarra portuguesa protagoniza esta exposição que reúne 50 instrumentos oriundos de colecções públicas e privadas, alguns expostos ao público pela primeira vez, incluindo exemplares do século XVIII e instrumentos raríssimos com programas decorativos muito sofisticados. 

Destaque também para a obra que pela primeira vez apresenta a guitarra na pintura portuguesa: O Guitarrista, do pintor José António Benedito Soares da Gama de Faria e Barros, conhecido como Morgado de Setúbal (1752-1809), pertencente ao Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada.

A par da exposição, o Museu publica ainda um exaustivo inventário dos Violeiros Portugueses do século XV ao século XX, coligido por Pedro Caldeira Cabral, reunindo informação histórica sem precedentes.

A exposição "O Som da Saudade - A Cítara Portuguesa" inaugura no dia 30 de maio e vai estar patente até 29 de setembro de 2019. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. O bilhete tem um custo de 5 euros e dá também acesso à exposição permanente. A entrada é gratuita aos domingos e feriados até às 14h.


Informações

Datas: 30 de maio a 29 de setembro de 2019

Local: Museu do Fado, Lisboa

Horário: Terça a Domingo das 10h às 18h

Preço: 5 euros

cardapio.pt @ 24-5-2019 15:33:37


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições