6/6/2019 a 6/6/2019 Inauguração da exposição "Rostos no Mosteiro" na Casa do Tempo - Cabeceiras de Basto

A Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, recebe a exposição temática "Rostos no Mosteiro" com fotografias de Miguel Louro, integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções. A inauguração tem lugar no dia 6 de junho durante a abertura do IV Seminário Internacional ‘Ora et Labora’, que acontece no mesmo dia.

cardapio.pt @ 4-6-2019 12:56:18

Adriana Henriques, a Curadora da Exposição, destaca o seguinte:

‘Nas suas séries fotográficas, Miguel Louro combina os factos históricos com a atualidade, tratando a toma da imagem entre a paisagem e a arquitetura monumental barroca, visualizando as suas próprias imagens numa fusão de realidade e ficção, documentário e narrativa. Enquanto as suas composições incluem por vezes sequências fotográficas em que o próprio enredo parece desenvolver-se muito lentamente, as imagens das várias séries fotográficas parecem seres quase alienígenas poderão interromper esta apetecida viagem aos tempos perdidos de Tibães agora renovados, entre as quais parece desenvolver-se uma história.

Nesta exposição “Rostos no Mosteiro”, de composição notavelmente sofisticada, o elemento principal é sempre um espaço, cuja relação com os outros se mantém enigmática. Instantâneos focados, pormenores contextualizados inesperados e uma mudança entre um plano de fundo real e outro pintado fortalecem qualquer interpretação imaginária.


Estrondosas gargalhadas ecoam ainda pelos corredores do Mosteiro e a todo o momento esperamos ”dar de caras” com fantasmas, residentes eternos que fizeram juramentos de vida, mesmo depois de mortos! Muitas serão as memórias por contar, as verdades por dizer, os segredos por descobrir.

A história mantém-se fragmentária mas, ao mesmo tempo, são estas imagens emocionalmente enfáticas que combinam a realidade e a ficção numa abordagem visual notável’.


Miguel Louro

Miguel Louro

Informações

Inauguração: 6 de junho de 2019

Local: Casa do Tempo, Cabeceiras de Basto

Horário: 10h00


cardapio.pt @ 4-6-2019 12:56:18