22/6/2019 a 22/7/2019 4.º POSTER MOSTRA volta a espalhar arte pelas ruas de Marvila

O POSTER MOSTRA, projeto do Departamento® que, durante um mês, torna as ruas de Marvila numa galeria de arte a céu aberto, está de regresso de 22 de junho a 22 de julho de 2019 para a sua 4.ª edição.

cardapio.pt @ 19-6-2019 17:16:30

Em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o POSTER confirma a presença de uma obra de Helena Almeida, uma das mais relevantes artistas plásticas portuguesas, falecida no ano passado. Esta obra acompanha a matriz conceptual que é marca da artista, em volta do autorretrato e as pinceladas de azul.

Outro artista aclamado é o italiano Luigi Spina, que desenvolve texturas, materiais e memória nostálgica através da fotografia, ao captar a destruição progressiva de monumentos e esculturas. Luigi Spina está neste momento em exposição no Museu do Capitólio, Roma. Ainda de Itália, Maria Vittoria Trovato é a fotógrafa que esteve recentemente em foco após completar um ensaio sobre as plataformas petrolíferas e os navios de carga. Na fotografia, destaque inclusive para o alemão Horst Friedrichs, vencedor do prémio Gold Lead de melhor fotografia documental, atualmente sediado em Londres, onde desenvolveu uma série dedicada à cultura MOD e os Alfaites de Savile Row.

Nesta edição do POSTER está presente um nome que é indissociavel da atual discussão da inclusão na arte: Guerrilla Girls. As artistas, e ativistas feministas, trabalham em anonimato e levaram as questões da descriminação na cultura para as grandes instituições culturais, tendo exposto trabalhos recentes na Tate Modern, em Londres, ou no Museu de Arte de São Paulo.

Após a participação dos Dead Combo e Surma na edição anterior do POSTER, os músicos portugueses voltam a surpreender com uma polivalência na criação de arte visual. David Fonseca, músico com mais de 20 anos de carreira, desde os tempos de Silence 4 ao último “Radio Gemini” em nome próprio, demonstra a mesma aptidão para as artes visuais que já empregou nos próprios videoclips e em exposições fotográficas, tendo publicado um livro de recolha das suas fotografias em Polaroid (“Right Here, Right”). O outro músico presente é Hélio Morais, nome incontornável da música independente portuguesa, e baterista das bandas Linda Martini e Paus.

As outras participações improváveis são de dois chefs indissociáveis dos últimos anos de revolução gastronómica em Lisboa. O Chef Diogo Noronha, responsável pelo restaurante Pesca, e com passagem recente pela Casa de Pasto e a Vinharia no Cais do Sodré, e no Rio Maravilha, no Lx Factory. O segundo Chef é Jos*, pseudónimo do mexicano Jose Fernando Rodriguez Garrido, que chegou a Lisboa pela Embaixada do México e ficou pelo restaurante Pistola & Corazon. Jos* apresenta-se em colaboração com o projeto de

inovação social Manicómio, sendo que numa edição passada do POSTER já esteve presente a Cláudia R. Sampaio, hoje um dos membros principais desde projeto que pretende legitimar artistas portugueses com doenças mentais. Marusa Stibelj é a ilustradora da Eslovénia que venceu o Grande Prémio de Ilustração do Salon des Beaux Arts do Louvre e é parte da organização do KAOS, o maior Festival de Ilustração da Europa.

O POSTER confirma ainda a participação de AkaCorleone (Pedro Campiche), o designer português Desisto, o fotógrafo Arlindo Camacho, o ilustrador e designer Bruno Lisboa, o designer Frederico Mancellos, a ilustradora e tatuadora Espirro, o atelier de arquitectura Aspa, o fotógrafo de moda Celso Colaço, e o escritor angolano Ondjaki.

Além dos artistas convidados, o POSTER revela os vencedores da Open Call que terminou no dia 15 de maio com 128 participantes, que vão ter o seu trabalho exposto nas mesmas ruas que os artistas consagrados. Os vencedores são: Rui Pinho; Pitanga (Joana Rodrigues); Matilde Cunha; Paulo Picamilho; Fátima Bravo; Gui Athayde; Rui Melo; Studio Saygrrr; Mariana Corda; João Marques.


Inauguração

A inauguração e visita guiada da quarta edição do POSTER tem hora marcada para as 14h30 do dia 22 de junho, na Cervejaria Musa (Rua do Açúcar, 83). Além de revelar pela primeira vez as obras selecionadas, a visita guiada liderada por Bruno Pereira, fundador do projeto, serve ainda para conhecer um novo espaço da Fábrica Moderna, (Rua Pereira Henriques, 5) onde vai decorrer o Miniposter, exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens da Obra do Ardina. No mesmo espaço é ainda possível visitar o Mercado Descarrilado.

A visita segue para o “@Todos”, uma exposição do artista italiano Fillipo Fiumani na Fábrica Moderna, e depois, pelas restantes ruas onde estão expostas as obras do POSTER, culminando com a Festa Poster, que se inicia às 16h00, no Clube Oriental de Lisboa (Praça David Leandro da Silva, 22). A Festa Poster vai contar com um DJ Set das Noise Dolls Club by Cerveja Mecanica. Neste momento são revelados todos os posters enviados para a Open Call do projeto, acompanhados pela presença da loja oficial do POSTER, que reúne marcas como a Lobo Apparel e a Duffy. De seguida, às 19h, a FIESTA segue para a Fábrica Moderna (Rua Pereira Henriques, 5), com hora de fecho marcada para as 21h.

Na Rua Capitão Leitão, às 21h, é o concerto de Vasco Ribeiro na Cervejaria Dois Corvos, seguido do concerto dos Café Ena na Cervejaria Lince. Às 22h30, o Casal Maravila (Éme e Moxila) sobe ao palco da Cervejaria Musa (Rua do Açúcar, 83) e ao lado, no Bar Capitão Leitão (Rua Capitão Leitão, 5B) é o DJ Set de Alejandro Steiner no mesmo horário.

Além da programação, o POSTER retoma as suas parcerias com o comércio local de Marvila, com as promoções e ofertas “Special Goodies”, com destaque para as cervejarias. 

Esta edição do POSTER MONSTRA conta com a participação dos seguintes artistas: Helena Almeida I Luigi Spina I Maria Vittoria Trovato  I Horst Friedrichs I Guerrilla Girls I David Fonseca I Diogo Noronha I Jos* I Marusa Stibelj I AkaCorleone I Desisto I Arlindo Camacho I Bruno Lisboa I Frederico Mancellos I Espirro I Atelier Aspa I Celso Colaço I Ondjaki I Rui Pinho I Pitanga I Matilde Cunha I Paulo Picamilho I Fátima Bravo I Gui Athayde I Rui Melo I Studio Saygrrr I Mariana Corda I João Marques. Clique aqui para consultar toda a programação.


Informações

Datas: 22 de junho a 22 de julho de 2019

Local: Marvila, Lisboa

Mais informações: https://www.postermostra.com/

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 19-6-2019 17:16:30


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições