9/10/2019 a 9/11/2019 Metro de Lisboa celebra os 25 anos do acordo sobre o Espaço Económico Europeu

Exposição na Estação Alameda

O Metropolitano de Lisboa assinala os 25 anos da entrada em vigor do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE) assinado entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) e os países da Zona Europeia de Comércio Livre (EFTA), com uma Exposição Fotográfica intitulada “25 anos & 25 projetos”, que será inaugurada esta quarta-feira, 9 de outubro, na estação de Metro da Alameda (da linha Vermelha).

cardapio.pt @ 9-10-2019 10:33:07

Esta parceria do Metropolitano de Lisboa à organização desta exposição, através da cedência de espaço na estação Alameda para realização da mesma, reveste-se de simbolismo, pois o apoio do Mecanismo Financeiro Plurianual (EEA Grants) foi fundamental para a implementação de projetos da estação Alameda e dos respetivos projetos complementares adjacentes.

A extensão Alameda/Oriente do Metropolitano de Lisboa, inaugurada em 1998, constituiu a primeira extensão da nova linha do Metropolitano de Lisboa que teve como origem a estação Alameda da linha Vermelha. A construção desta nova estação e outras obras ligadas a esta estação, tiveram como uma das fontes de financiamento o EEA Grants.

Trata-se de um dos primeiros projetos financiados pela EEA Grants integrado no primeiro Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (European Economic Area Financial Mechanism), datado de 1994.

Os EEA Grants são um Mecanismo Financeiro plurianual estabelecido no Acordo sobre o EEE, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente alguns Estados-Membros da UE, onde se inclui Portugal. Os EEA Grants têm como objetivo global reduzir as disparidades económicas e sociais no EEE.

Desde 1994 já decorreram, em Portugal, quatro mecanismos financeiros EEA Grants, estando, atualmente, a decorrer o Mecanismo Financeiro 2014-2021.

A exposição estará patente até dia 9 de novembro de 2019.

cardapio.pt @ 9-10-2019 10:33:07