10/10/2019 a 8/11/2019 Projeto Contentores apresenta João Louro no Novo Terminal de Cruzeiros

A 8.ª edição do Contentores - o projeto que desafia artistas a trabalhar no formato site specific de contentores, apresenta João Louro no Jardim do Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, exposição que pode ser visitada até dia 8 de novembro. 

cardapio.pt @ 14-10-2019 13:33:12

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico P28 assume um papel dinamizador na arte pública contemporânea portuguesa ao adotar o pouco convencional contentor como formato artístico. A solução conceptual do site specific, isto é, criar uma obra específica para um determinado espaço, procura alertar para a necessidade de reabilitar e reavivar o espaço urbano, neste caso, o recém-inaugurado Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Bruce Nauman, Pedro Cabrita Reis, Vhils ou Roberto Huarcaya são alguns dos artistas que aceitaram o desafio da P28 nas edições anteriores do projeto Contentores, em espaços públicos como as Docas de Alcântara, o Centro Cultural de Belém, ou até a Tate Liverpool, em Inglaterra. 


Nesta oitava edição dos Contentores é o lisboeta João Louro que trabalha esse objeto conhecido como contentor, que é parte de uma moldura especificamente urbana, paisagem inerente ao quotidiano de Lisboa. Reconhecido pela arte minimal e conceptual, presente em inúmeras coleções públicas e privadas, desde Fundación ARCO em Madrid à Margulies Collection em Miami, João Louro representou Portugal na Bienal de Veneza de 2005, e ainda, dez anos depois, em 2015, com a exposição “I Will Be Your Mirror | Poems and Problems”. Antes de revelar a sua interpretação do projeto Contentores neste próximo dia 10 de outubro, e fazer com que a sua arte chegue aos espectadores de modo totalmente espontâneo, o artista português teve um leque extenso de outras exposições em nome próprio, como por exemplo, a "Runaway Car Crashed #2" no Museu de Serralves no Porto, ou a "La Pensée et l'Erreur", na Fundació Joan Miró em Barcelona. 


A Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico P28, responsável pela direção artística do projeto, é encabeçada por Sandro Resende, o co-criador do recente projeto de inovação social e cultural Manicómio. Além do Contentores, desde a sua conceção que o P28 explora a relação da cidade com os seus espaços e cultura, com destaque para o trabalho desenvolvido nas ações de responsabilidade social direcionada para artistas com doença mental.



Infomrações

Datas: 10 de outubro a 8 de novembro de 2019

Local: Jardim do Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Avenida Infante Dom Henrique, Lisboa

cardapio.pt @ 14-10-2019 13:33:12


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições