18/10/2019 a 30/9/2020 Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” na Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura inaugura, a 18 de outubro, a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, que vai ficar patente até setembro de 2020. Esta é a primeira mostra monográfica dedicada a Souto de Moura e a maior realizada até à data pela Casa da Arquitectura.

cardapio.pt @ 16-10-2019 13:23:27

Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, vai oferecer uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses. 

O arquiteto portuense depositou recentemente a totalidade do seu acervo na Casa da Arquitectura, um património constituído por 604 maquetes e cerca de 8500 peças desenhadas, para além de toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos produzidos ao longo dos seus 40 anos de atividade profissional.


É deste volume impressionante de material que são extraídas leituras críticas através de várias iniciativas: a Exposição “Souto de Moura - Memória, Projectos, Obras”, o livro com o mesmo nome, e todo um conjunto de atividades de debate, conferências e reflexões sobre os temas que a obra do Eduardo Souto de Moura suscita.

Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados.

O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou qualquer omissão.

A par da mostra, a Casa da Arquitectura edita um livro que é bastante mais que um catálogo, é uma visão mais disciplinar e profunda que conta com contributos de diversos convidados, arquitetos, investigadores e críticos nacionais e internacionais, entre os quais Álvaro Siza, Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo, entre outros.. A edição pretende funcionar como uma extensão reflexiva do conteúdo da exposição, e do trabalho e produção do arquiteto Eduardo Souto de Moura. O livro terá uma coedição em inglês da Casa da Arquitectura e a Yale University Press.


Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude.


Informações

Data: 18 de outubro de 2019 (inauguração) - setembro de 2020

Local: Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, Matosinhos

Mais informações: https://casadaarquitectura.pt

cardapio.pt @ 16-10-2019 13:23:27

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições