Malta oferece visitas virtuais a Museus

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, a Heritage Malta, principal instituição cultural do país, abre as portas aos grandes pontos de interesse cultural do país a visitantes virtuais de todo o mundo.

cardapio.pt @ 18-5-2020 12:50:34

Senhora Adormecida

Senhora Adormecida

Foram várias os povos que passaram por Malta ao longo da história. De fenícios a árabes, italianos, franceses ou espanhóis, todos deixaram a sua marca no arquipélago. Por essa razão, os museus deste país reúnem inúmeros artefactos e relíquias que contam a extensa história de todo o equipétalo.

No decorrer da crise global causada pelo Covid-19, a agência nacional maltesa de museus, práticas de conservação e património cultural - Heritage Malta, lançou várias iniciativas, incluindo o acesso virtual a museus e outros locais nacionais proeminentes, que estão atualmente fechados. Estas propostas visam incentivar o público a viajar através de casa e conhecer alguns dos locais classificados como Património Mundial da UNESCO, em Malta.

Um desses projetos envolve a colaboração entre o Heritage Malta e o Google, dando ao público a oportunidade de viajar através da plataforma Google Arts & Culture. Estas viagens virtuais levam os espectadores, por exemplo, a percorrer os solenes arredores do Hypogeum Hal Saflieni ou a passear pelos requintados e coloridos pisos de mosaico da Domus Romana.

O Museu Nacional de Arqueologia, localizado em Auberge de Provence, também oferece um tour virtual pelas suas instalações. A coleção em exposição consiste em diferentes artefactos encontrados nas ilhas que datam do período Neolítico (5000 a.C.) até o período Fenício (400 a.C.). Na galeria encontram-se inúmeras ferramentas, cerâmicas e figuras, entre as quais está a famosa Senhora Adormecida.

Para os apaixonados pelo mar, o Museu Marítimo de Malta disponibiliza uma tour virtual que permite uma viagem ao passado através dos vários modelos dos navios expostos. O Museu Nacional da Guerra, localizado no Forte St. Elmo, transporta os visitantes aos tempos da Segunda Guerra Mundial. Esta fortaleza do século XVI, foi completamente restaurada e aberta ao público para exibir uma infinidade de uniformes, armas, veículos e ornamentos.

Mais informações em https://www.visitmalta.com/en/home

cardapio.pt @ 18-5-2020 12:50:34

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições