16/4/2021 a 17/4/2021 Exposição Surroundings by MAGO Studio inaugura no espaço Corrente

A Corrente é um novo espaço colaborativo multifuncional que já tem um núcleo fixo de residentes (atualmente limitado devido à pandemia) e abre agora ao público já nos próximos dias 16 e 17 de abril, no número 99A da Rua Passos Manuel em Arroios, inaugurando uma exposição de risografia — um projecto de MAGO Studio em colaboração com a Corrente

cardapio.pt @ 13-4-2021 09:06:30

A exposição Surroundings é um projecto contínuo em residência e decorrerá em três fases: de 16 de Abril a 15 de Maio, 9 de Julho a 8 de Agosto e 17 de Setembro a 17 de Outubro. Em cada uma destas edições será possível conhecer novos trabalhos de diferentes artistas. A primeira edição conta com trabalhos de 16 artistas convidados entre os quais: Mantraste, a residente do espaço Paola Sabily, Tiago da Bernarda (O Gato Mariano) entre outros.

A inauguração, divida em dois dias, conta ainda com a presença da BAGO Plantshop: “Esperamos que ao realizar este evento de celebração da abertura do espaço durante dois dias consecutivos, mais pessoas possam visitar-nos espaçadamente, reduzindo a afluência e tornando o evento mais seguro para todos” conta a realizadora Leonor Loureiro. A exposição poderá ser visitada todas as quintas e sextas das 17h00 às 20h00, e sábados e domingos das 12h00 às 17h00.


Exposição "Surroundings"

“Estes tempos obrigaram-nos a repensar o nosso relacionamento com o outro e o que nos rodeia e, por esse motivo, nunca foi tão urgente lembrar e proteger o que nos une. Cabe-nos a nós construir pontes, destruir barreiras, abrir as portas e deixar-vos entrar.” 

Joana Mosi

Surroundings nasce da ideia do estúdio de ilustração e risografia MAGO Studio, de Marcos Martos e Bina Tangerina, em desafiar vários artistas a fazer o exercício de materializar visualmente um “problema incomensurável” nunca antes vivido ou experienciado: tentar representar no papel os ambientes dos quais os artistas se rodearam e/ou refugiaram durante o período da pandemia. 

Nesta primeira edição poderão ser vistos trabalhos de: Adfunto, Amanda Baeza, Bina Tangerina, Cryptmuzz, Dai Ruiz, Gonçalo Duarte, Inês Oliveira, Joana Mosi, Leonor Violeta, Malva, Mantraste, Marcos Martos, Maria Goes, Mariana Cáceres, Paola Saliby e Tiago da Bernarda aka O Gato Mariano.

A exposição poderá ser visitada todas as quintas e sextas das 17h00 às 20h00, e sábados e domingos das 12h00 às 17h00.


Corrente - Um espaço partilhado de criação e produção

Após encontrar o espaço certo, em Arroios, Catarina e Leonor iniciaram o projecto em plena pandemia e mesmo antes de saber que um novo confinamento se aproximava. Motivadas e com um budget pequeno, optaram por fazer grande parte da renovação do espaço com as próprias mãos e aproveitaram o processo para conhecer a Rua Passos Manuel, os seus habitantes e negócios vizinhos. O espaço independente, nasceu da grande paixão de ambas pelo bairro onde também habitam, e da necessidade comum de um lugar que pudesse ser de trabalho, mas também mais do que isso. 

A Corrente divide-se assim em duas áreas distintas, uma mais privada com ateliers e espaços de trabalho, e outra comum aberta para a Rua Passos Manuel: “As áreas de trabalho são fundamentais e é precisamente através delas que o espaço é auto-financiado e habitado diariamente, estimulando assim a criação e desenhando simultaneamente o cenário para o programa de eventos que pretendemos ali desenvolver, em conjunto com os residentes do espaço e a comunidade local” conta Catarina Monteiro. 

A Corrente é por isso um projecto fluído, desliza, corre, transforma, e transforma-se: mais do que um espaço de trabalho com todas as comodidades adjacentes, cultiva-se também a ideia e a possibilidade de materializar ideias no plano físico de forma sustentável e partilhada. Já há novos projectos multidisciplinares para o futuro, alguns a revelar em breve mas é sempre esta ideia de que nada é fixo, tudo muda e tudo pode acontecer que ambas esperam continuar a desenvolver e a trabalhar.

cardapio.pt @ 13-4-2021 09:06:30


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições