Museu da Farmácia Porto lança nova experiência de visita interativa

"O MAR QUE NOS UNE | A Rota da Saúde e da Farmácia | A Rota da Saúde e da Farmácia"

O Museu da Farmácia Porto vai lançar, no próximo dia 25 de setembro, Dia Internacional do Farmacêutico, uma nova experiência de visita interativa, sob o mote “O MAR QUE NOS UNE | A Rota da Saúde e da Farmácia | A Rota da Saúde e da Farmácia” e que se enquadra no 500.º aniversário da circum-navegação de Fernão de Magalhães e na Expansão Marítima Portuguesa. Este novo projeto tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

cardapio.pt @ 22-9-2021 14:38:13

O novo projeto tem como objetivo principal explorar as diferentes rotas terrestres e marítimas que foram traçadas ao longo da história, e que se revelaram como veículos importantes de intercâmbio cultural, comercial, científico e artístico, impulsionadas pelos Descobrimentos portugueses e, em especial, pela viagem de Fernão Magalhães.

«Através da interpretação das diferentes rotas comerciais e de navegação traçadas, procuramos dar a conhecer ao público os continentes e as civilizações que o mar aproximou, numa tentativa de aprofundar a história da saúde e da farmácia à luz dos contributos desta globalização», refere Gonçalo Magano, Curador do Museu da Farmácia.


Na mais recente experiência lançada pelo Museu da Farmácia Porto, os visitantes são convidados a navegar através de vários QR-CODES distribuídos pelo percurso expositivo, que são caracterizados segundo as rotas em destaque no projeto, tais como: as Rotas das Especiarias, as Rotas da Seda, a Rota do Cabo e, por fim, a Rota de Manila.

«Com este novo projeto procuramos valorizar o acervo museológico existente no Museu da Farmácia Porto numa ótica de coesão social e territorial, promovendo assim uma política de descentralização e de acesso ao conhecimento. Além disso, pretende-se também que esta iniciativa seja um incentivo à retoma da atividade cultural, por forma a motivar as escolas e visitantes a voltarem a usufruir da programação museológica do Museu da Farmácia», acrescenta Gonçalo Magano.


Numa vertente educativa e para além da nova experiência de visita interativa, o projeto vai ainda disponibilizar às escolas uma plataforma virtual que permite a contínua exploração do tema em ambiente letivo. O novo projeto do Museu da Farmácia Porto pretende assim contribuir para o enriquecimento curricular dos alunos nestas temáticas.

O projeto “O MAR QUE NOS UNE | A Rota da Saúde e da Farmácia” é lançado no dia 25 de setembro, às 11h00, no Museu da Farmácia Porto, com uma visita inaugural, aberta ao público mediante inscrição, na qual se dará a conhecer esta nova experiência de visita. O projeto está disponível para visita das 10h00 às 18h00 para o público em geral e para visitas de grupos escolares. A nova experiência de visita interativa está inserida na visita ao espaço do museu, no Porto.

cardapio.pt @ 22-9-2021 14:38:13


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições