CIAJG abre portas e convida-nos para "Primeiros Encontros" ...
E visita-conversa às exposições de Flávia Vieira e Mauro Cerqueira
Nos próximos fins de semana, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), localizado numa artéria central da cidade berço (Avenida Conde de Margaride, 175), redobra os motivos para nos convidar (a todos) a visitar e participar em momentos de exploração e partilha. Acontecerá já no domingo 16 de março uma nova edição dos "Primeiros Encontros" que integra a oficina 'Do solo à cor', com relação à exposição "Milagro", de Flávia Vieira. E no sábado 22 de março será tempo de renovar um ritual de encontro entre o público e as exposições, mediado pelas palavras dos artistas e dos que estão próximos a este lugar da criação chamado CIAJG, com uma visita-conversa na presença dos dois artistas, Flávia Vieira e Mauro Cerqueira, a quem se junta o curador João Terras e o convidado Pedro Lhano.
cardapio.pt @ 12-3-2025 18:54:34
Depois dos "Primeiros Encontros" de 2023 e 2024 – momentos de reunião e de partilha com a população migrante em volta das exposições do CIAJG, onde foram contadas histórias, partilhadas experiências e fortalecidos processos de pertença, de inclusão e de amizade – encontramo-nos em março de 2025 para o primeiro encontro do ano, num formato que pode ser experienciado de forma individual ou em família.
Esta próxima edição dos "Primeiros Encontros" acontece no domingo 16 de março, às 11h00. Neste âmbito, 'Do solo à cor' será uma oficina que parte da intervenção "Milagro", de Flávia Vieira, onde os participantes são convidados a explorar o universo da cor através da extração de pigmentos naturais de origem mineral, vegetal e animal.
Estes pigmentos naturais serão aplicados na pintura de um tecido coletivo, promovendo uma experiência sensorial e colaborativa. Cada cor extraída servirá como uma analogia para as diferentes histórias e experiências de vida de cada participante, criando um espaço de partilha e de troca de vivências. A relação com a cor, presente nos objetos pré-colombianos da coleção permanente do CIAJG, é um ponto de partida para refletir sobre as diversas formas de pertença, identidade e inclusão cultural. Nesta oficina, cada participante terá a oportunidade de expressar a sua identidade e a sua cultura através da cor.
No fim de semana seguinte, mais precisamente no sábado dia 22 de março, às 16h00, estamos todos convocados para uma visita-conversa que promove um novo encontro com as exposições "Milagro" e "Canções para um burro morto", na presença dos dois artistas, Flávia Vieira e Mauro Cerqueira, a quem se junta o curador João Terras e o convidado Pedro Lhano, historiador de arte e curador galego que dedica na sua pesquisa uma extensa reflexão e escrita sobre a obra e percurso do artista Mauro Cerqueira.
Nesta visita-conversa, começaremos com uma visita pela exposição "Milagro" de Flávia Vieira e terminaremos em "Canções para um burro morto" de Mauro Cerqueira, caminhando entre as obras e palavras destes dois artistas.
A entrada em ambas as atividades mencionadas é gratuita, até ao limite da lotação disponível. A informação relativa a toda a programação do CIAJG está disponível em www.ciajg.pt e em www.aoficina.pt.
Pormenor de obra em exposição "Milagro" de Flávia Vieira, no CIAJG © direitos reservados
cardapio.pt @ 12-3-2025 18:54:34
Clique aqui para ver mais sobre: Exposições