16/4/2025 a 22/9/2025 Exposição “Entre os Vossos Dentes” Paula Rego e Adriana Varejão

No Centro de Arte Moderna Gulbenkian, até 22 de Setembro

Esta exposição, com curadoria de Adriana Varejão, Helena de Freitas e Victor Gorgulho, explora a sinergia entre duas notáveis artistas: Paula Rego e Adriana Varejão. Reunindo cerca de 80 obras de pintura, gravura, escultura e instalação, este encontro procura reinterpretar as dinâmicas de poder de duas gerações, com especial incidência na história das mulheres em geografias diferentes, abrindo assim um vasto arco temático de reflexão sobre o presente. Daniela Thomas assina o projeto cenográfico da exposição. Entre os vossos dentes é o subtítulo da exposição que reúne cerca de 80 obras de duas artistas de grande reconhecimento internacional: Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022) e Adriana Varejão (Rio de Janeiro, 1964). Citação de um poema de Hilda Hilst, Poemas aos homens do nosso tempo, neste verso podemos desde logo pressentir a natureza crua deste encontro.

cardapio.pt @ 15-4-2025 14:20:00

O espaço amplo da nave do CAM reconfigurou-se no desenho de 13 salas, numa sucessão ritmada de espaços constritos e labirínticos, rasgados por fendas e pontos de fuga, e marcados pela tensão entre as paredes nuas do exterior e a densidade expressiva do seu interior, entre o dentro e o fora, espaço doméstico e espaço público. Ficou assim traçado um corpo arquitetónico onde a nudez da pele encobre os acidentes da carne.  

Esta poderá ser a primeira metáfora desta exposição, onde em cada uma das salas descobrimos as «camadas» de que são feitos os universos temáticos das duas artistas. Incorpóreas, imateriais, subtis em Paula Rego; mais matéricas, físicas e viscerais nos trabalhos de Adriana Varejão. E encontramos o que está por detrás da pele de cada uma: se o gesto da espada em Paula Rego fica suspenso, Adriana, pelo contrário, faz o golpe e morde até fazer sangue.

A humanidade referida no poema, a sua História e as histórias de todas as violências e injustiças, civilizacionais ou íntimas, são a matéria bruta que ambas as artistas trabalham numa exasperação transformadora, desconstruindo e subvertendo narrativas oficiais, referências múltiplas, literárias, artísticas, historiográficas, desviando o sentido primordial de todas essas suas fontes.

Artistas de gerações diferentes, mas com três décadas de trabalho em simultâneo, separadas pelo Oceano Atlântico em dois continentes, Europa e América do Sul, Paula Rego e Adriana Varejão seguem caminhos autónomos que, por variadas vezes e de múltiplos modos, convergem. Esta exposição procurou trazer para cada um dos seus espaços, tematicamente nomeados, os pontos de interseção onde essas linhas se entrelaçam e fazem pontos de luz, numa dramaturgia onde as obras selecionadas são as protagonistas.

O título da exposição foi retirado de «Poemas aos homens do nosso tempo», da poetisa e romancista brasileira Hilda Hilst, escrito em 1974, numa clara alusão ao estado de ditadura em que o Brasil se encontrava mergulhado há já dez anos.

Amada vida, minha morte demora.

Dizer que coisa ao homem,

Propor que viagem? Reis, ministros

E todos vós, políticos,

Que palavra

além de ouro e treva

Fica em vossos ouvidos?

Além de vossa RAPACIDADE

O que sabeis

Da alma dos homens?

Ouro, conquista, lucro, logro

E os nossos ossos

E o sangue das gentes

E a vida dos homens

Entre os vossos dentes.

— Hilda Hilst, excerto de «Poemas aos homens dos nossos tempos», in Júbilo, memória, noviciado da paixão, 1974

Exposição “Entre os Vossos Dentes” 

Obras de Paula Rego e Adriana Varejão

Curadoria Adriana Varejão, Helena de Freitas e Victor Gorgulho

Projeto cenográfico da exposição Daniela Thomas 

No Centro de Arte Moderna Gulbenkian

Até 22 de Setembro

10:0-18:00, sábado 10:00-21:00, encerra à terça-feira

Alguns conteúdos podem não ser adequados para todos os visitantes

cardapio.pt @ 15-4-2025 14:20:00


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições