4/9/2025 a 7/9/2025 Aberto o Open Call para a 5ª Edição Corrente de Ar – até 20 de Julho

Este ano o projeto tem como novidade a oferta de uma residência artística

As candidaturas para a edição de 2025 da Corrente de Ar estão abertas até ao dia 20 de Julho, com o anúncio dos trabalhos e artistas selecionados a ser feito no dia 20 de Agosto. Esta open call é para qualquer artista que possa trazer a sua obra até Lisboa. Quatro anos depois da primeira janela aberta, a Corrente de Ar continua a mover o panorama artístico emergente. O que começou como uma intuição é hoje uma plataforma que já deu lugar a mais de 200 artistas.  

cardapio.pt @ 6-7-2025 13:13:08

Para esta edição da Corrente de Ar fazem parte do Júri Convidado, Susana Rocha, Teresa Nicolau, Abel Mota e Diogo Ramalho. O júri completa-se com Mariana Baião Santos e Rita de Almeida Russo.

O regulamento completo para participação no Vol. 5 da Corrente de Ar pode ser consultado aqui.

A Corrente de Ar nasce da vontade de criar espaço para o que ainda está por definir, apoiando artistas em início de percurso. Do seu manifesto “acreditamos que é nesse momento — frágil, caótico, entusiasmado — que muitas vezes se encontram as ideias mais vitais. Não procuramos obras perfeitas. Procuramos sinais de intencionalidade: uma pincelada elegante, uma referência bem executada, uma imagem deliberada, uma dúvida que nos interroga — algo que nos faça parar e reconhecer: há aqui qualquer coisa.”

Este ano, o coletivo celebra a 5ª edição da Corrente de Ar em mais de 300 m² nos Pavilhões da Mitra, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

E há uma grande novidade para 2025. A Corrente de Ar apresenta  o Prémio Artista Emergente, em parceria com a Duplex – Artists in Residence. O prémio oferece um mês de residência artística em Lisboa (Outubro 2025) ao artista selecionado - uma oportunidade para criar, experimentar e crescer.

Sobre a Corrente de Ar

@coletivo.correntedear

A Corrente de Ar é uma plataforma independente de apoio à criação emergente. Todos os anos, através de uma open call, selecionamos um conjunto de artistas cuja prática se destaca pela sua urgência, poesia ou potencial.

Desde 2021, a Corrente de Ar já apresentou 4 volumes — cada um traduzido numa exposição coletiva temporária — que serve como momento de visibilidade e afirmação para artistas em fase inicial de carreira.

“Acreditamos na intuição, na experimentação, na falha como parte do processo. Valorizamos quem arrisca, quem ainda está a tentar perceber o que está a fazer. Não nos interessa a obra finalizada, mas a urgência por trás dela. Corrente de Ar é uma plataforma, um convite a entrar, uma janela aberta. ”

O Vol. V será apresentado entre 4 e 7 de setembro de 2025 nos Pavilhões da Mitra em Lisboa. Entrada livre.

Corrente de Ar Vol. V (2025)

Exposição coletiva

4 a 7 de setembro

Pavilhões da Mitra

Beco da Mitra, 1950-051 Lisboa

coletivo.correntedear@gmail.com



cardapio.pt @ 6-7-2025 13:13:08


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições