18/5/2026 a 23/5/2026
Dia Internacional dos Museus na Fundação Cupertino de Miranda
De 18 a 23 de maio
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio e foi instituído pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, em 1977, com o intuito de promover a reflexão e o debate, por parte da sociedade, sobre o papel dos museus.
cardapio.pt @ 12-5-2026 17:02:15
Em 2026, o tema “Museus unindo um Mundo Dividido” sublinha o potencial dos museus para fomentar um diálogo respeitoso sem apagar as diferenças. Ao salvaguardarem o património e a memória, ao proporcionarem espaços de aprendizagem e reflexão e ao amplificarem vozes diversas, os museus ajudam as sociedades a envolver-se com a complexidade de forma construtiva. Abertos e acessíveis a todos, promovem a diversidade, a sustentabilidade e a coesão social.
Nesse sentido, a Fundação Cupertino de Miranda apresenta a sua programação, que decorrerá de 18 a 23 de maio de 2026.
Visita-oficina “Tráfico de espécies protegidas”
18 MAIO, SEGUNDA 10h00 / 14h00
O que são espécies protegidas? Quais os critérios para as definir? Quem as protege? Iremos refletir sobre estas perguntas no Parque da Devesa e conhecer a relação do tema com o Museu através da criação de um objeto surrealista.
Destinatários: Público escolar a partir dos 10 anos e seniores. Duração 120 min. Lotação 30 pessoas (mínima de 10). Local Parque da Devesa e Museu FCM.
Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 14 de maio para museu@fcm.org.pt
ACD “As imagens que nos olham – a partir de Fernando Lemos”
19 MAIO, TERÇA / 14h30
A partir da exposição de fotografia de Fernando Lemos, vamos explorar as potencialidades do corpo em movimento e construir um lugar de existir. Quer a partir de uma fotografia, quer a partir da arquitetura do espaço, utilizando metodologias de criação em artes performativas. Seremos professores criadores para desafiar os nossos alunos.
Formador Pedro Carvalho/ Plano Nacional das Artes.
Destinatários: Professores (sem grupos de recrutamento específicos).
Duração 3h00. Lotação 25 pessoas (mínima de 10). Local Museu FCM.
Inscrição: Registar na plataforma https://www.cfaevnf.pt e aceder ao link https://www.cfaevnf.pt/course/5573t
Visita-oficina “O Eu”
20, 21 e 22 MAIO, QUARTA A SEXTA / 10H00 / 14H30
O “Eu”, o “Auto-retrato” e a “Luz do olhar” são representações de Fernando Lemos sobre ele próprio. Inspirados pelo Surrealismo, propomos discutir sobre o autorretrato através da obra deste artista e poeta e analisar o nosso Eu com recurso ao desenho.
Destinatários: Público escolar a partir dos 5 anos e seniores. Duração 90 min. Lotação 30 pessoas (mínima de 10). Local Museu FCM Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 14 de maio para museu@fcm.org.pt
Sábados em família| Pedipaper “Adivinhas Fernando Lemos?”
23 MAIO, SÁBADO / 10H30
Fernando Lemos: quem? onde? quando? por quê? Desafiamos a descobrir estas respostas através de um pedipaper de fotografias e adivinhas sobre este artista poeta surrealista português.
Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 3 anos. Duração 75 min. Lotação 30 pessoas (mínima de 10). Local Museu FCM Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 20 de maio para museu@fcm.org.pt
Ciclos literários| Fernão Mendes Pinto
23 MAIO, SÁBADO / 18H00
Uma conversa à volta da obra do explorador e mercador português Fernão Mendes Pinto (1510?-1583?) com apresentação do professor Sérgio Guimarães Sousa. Na exposição “Torre Literária – Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa” iremos conhecer este autor que escreveu sobre a realidade crua e empolgante da presença portuguesa no oriente.
Destinatários Público em geral. Duração 60 min. Lotação 30 pessoas. Local Torre Literária – FCM Entrada gratuita
cardapio.pt @ 12-5-2026 17:02:15
Clique aqui para ver mais sobre: Exposições