21/2/2018 a 21/2/2018 Instituto Português de Fotografia inaugura ciclo de palestras “Anos Depois” com Gonçalo Villaverde

O fotojornalista Gonçalo Villaverde é o primeiro convidado do ciclo mensal de palestras “Anos Depois”, uma das iniciativas que vão assinalar o 50.º aniversário do IPF – Instituto Português de Fotografia, que se comemora ao longo do ano de 2018. 

cardapio.pt @ 20-2-2018 16:49:14

A palestra terá lugar no próximo dia 21 de fereiro, às 18h00, no IPF, em Lisboa. A entrada é livre.

O ciclo “Anos Depois” é um espaço onde antigos formandos do IPF são convidados a apresentar o seu percurso pessoal através de imagens. O resultado é uma reflexão sobre a procura de caminhos fotográficos, profissionais ou autorais, que revelam as escolhas, os interesses e a experiência de quem decidiu fazer vida da arte da fotografia.

Nascido em Lisboa, em 1979, Gonçalo Villaverde foi aluno do Instituto Português de Fotografia entre 2006 e 2008. A conclusão do curso profissional com distinção abriu-lhe as portas para um estágio no jornal “Diário de Notícias”. Desde então, trabalha como fotojornalista freelancer, numa primeira fase exclusivamente para o “Diário de Notícias” e atualmente para a Global Imagens, agência responsável pela fotografia dos jornais “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias”, “O Jogo” e das revistas “Notícias Magazine” e “Evasões”, entre outras. É também colaborador do grupo Impresa, que publica o jornal “Expresso”.

O seu trabalho autoral pretende explorar a imagem fotográfica numa vertente artística, trabalhando no limiar entre a realidade e o abstrato, entre o plural e o singular. Numa procura constante pelo olhar pictórico, mistura o direto e o indireto no multifacetado mundo quotidiano. O seu olhar aponta em simultâneo para direções opostas, para realidades paralelas, complementares ou antagónicas, sempre em busca de romper com o lógico e dar voz ao mundo do abstrato.

Criado em 1968, o IPF – Instituto Português de Fotografia é a mais antiga instituição dedicada à área em Portugal, orgulhando-se de ter formado alguns dos mais prestigiados e galardoados fotógrafos nacionais. O ciclo mensal de palestras “Anos Depois” é uma de várias iniciativas que vão ser desenvolvidas para comemorar o cinquentenário da instituição.


Informações

Data: 21 de fevereiro de 2018

Local: Instituto Português de Fotografia, Lisboa

Horário: 18h00

Preço; Entrada livre

Mais informações aqui

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 20-2-2018 16:49:14