28/11/2018 a 15/12/2018 Exposições Parallel em Lisboa

O projeto europeu de fotografia Parallel vai estar em Lisboa de 28 de novembro até 16 de dezembro, com seis exposições que já andaram por seis países: Hungria, Reino Unido, Eslovénia, Alemanha, Polónia e Suécia. 

cardapio.pt @ 28-11-2018 16:08:06

"Parallel Review Lisboa" junta o trabalho de 23 artistas emergentes em mostras comissariadas por seis curadores também emergentes em três locais do Campo de Santa Clara: Polo São Vicente, Mercado de Santa Clara e oPalácio Sinel de Cordes.

No Palácio vão poder encontrar duas das exposições, “Rarely Pure, Never Simple” com trabalhos de Joséphine Desmenez, Livia Sperandio, Nita Vera e Philippe Meuser, com curadoria de Maria Faarinen; e “Acts of Disappearance” com obras de Emanuel Cederqvist, Ida Nissen, Joshua Phillips, Morten Barker, Nuno Barroso e Thomas Wynne, com curadoria de Bruno Humberto.

Para além das exposições vão ser realizadas uma série de conversas sobre o estado da fotografia contemporânea e dois workshops de cianotipia na sede da Trienal. A entrada para todos os eventos é gratuita. 


Programa

29 de Novembro

10h-13h

A Imagem na Era da Dúvida – Atravessando um Terreno Minado

Oradores: Emese Mucsi, Bruno Humberto, Gintarè Krasuckaite, Nikki Zoe Omes, Téo Pitella

Moderador: João Seguro

15h-18h

Transpondo Intersecções? A Mudança nos Paradigmas Relacionais no Mundo da Arte da Fotografia Contemporânea

Oradores: Ana Catarina Pinho, Ana Pérez Quiroga, Eilina Heikka, Joshua Phillips

Moderador: Pedro Costa

30 de Novembro

10h-13h

A Fotografia, o Ensino e a Prática Artística

Oradores: Rut Blees Luxemburg, Giovanni Chiaramonte, Rodrigo Peixoto, Sérgio Rolando

Moderador: Paulo Catrica

15h-18h

Do Pensar ao Olhar, O Que Está Além da Visão

Oradores: Fariba Farshad, William M. Hunt

Moderadora: Ana Matos

08 & 15 de Dezembro

14h-17h

Workshops Cianotipia

A Cianotipia é um dos primeiros processos fotográficos descoberto em 1842 por Sir John Herschel. Neste processo, a imagem faz-se por contacto directo e pela exposição directa ao Sol. Orientadas pelo fotógrafo Pedro Gil, estas oficinas pretendem ser uma introdução a esta técnica.

Os participantes têm à sua disposição todos os materiais necessários à produção de imagens em formato postal, 10x15 cm, a partir de matrizes fotográficas impressas em acetato. 
Pede-se que tragam as suas próprias imagens negativas, impressas em acetato lazer, jacto de tinta ou papel vegetal ou objectos com diferentes opacidades, para criarem os seus próprios postais.
 Podem também fazer fotogramas em formato maior, com plantas recolhidas no jardim do palácio ou desenhos seus feitos em papel vegetal. 
Se quiserem, podem trazer outros papéis ou suportes onde imprimir, desde que sejam materiais porosos e com formato A4.

A inscrição nos workshops é obrigatória através do formulário (até às 12h do dia anterior de cada sessão, ou seja, dias 7 e 14 de Dezembro).


Informações

Datas: 28 de novembro a 15 de dezembro de 2018

Local: Campo de Santa Clara: Polo São Vicente, Mercado de Santa Clara e Palácio Sinel de Cordes , Lisboa

Mais informações: https://parallelplatform.org

cardapio.pt @ 28-11-2018 16:08:06