"Essência do Gourmet - Natal" este fim-de-semana no Porto

Gourmand que se preze certamente não deixará de se tentar pelo autêntico mercado de Natal que este fim de semana, dias 7 e 8, será instalado no portuense Palácio da Bolsa. Ao ritmo de mais de 50 aulas de cozinha por dia, os visitantes poderão aprender a confeccionar tentadoras receitas de Natal orientadas por mediáticos chefes de cozinha.

cardapio.pt @ 5-12-2013 14:18:01

Chakall vai inspirar-se em receitas do mundo, à base de arroz. Hêrnani Ermida ensinará propostas para combinar com Vinho do Porto e o chefe Luís Américo vai apostar em chocolate. As bloguistas Luísa Ginoulhiac e Olívia Rocha vão dedicar-se a receitas no forno, Francisco Ferreira não esquecerá o receituário natalício, a primeira “Master Chef” portuguesa, Lígia Santos, dará sofisticação a sabores de sempre. Peixes da nossa costa, trufas e foie-gras serão mais produtos de primeira grandeza trabalhados nestas aulas de cozinha, em que todos os participantes são desafiados a colocar as “mãos na massa”… e a acompanhar ritmos para lá da cadência das etapas de uma receita. É que numa das cozinhas do evento, Pedro Moura Bessa terá como “subchefe” um DJ.

No cenário único do Salão Árabe do Palácio da Bolsa, o “ESSÊNCIA DO GOURMET - NATAL” apresenta mais receitas de inspiração natalícia com os chefes Rui Paula (DOP, DOC e Rui Paula Recife), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto), Pedro Sequeira (Hotel Intercontinental, Porto), Arnaldo Azevedo (Hotel Teatro, Porto), Sónia Carocha (participante “Master Chef”), Ruy Leão (Quarenta e Quatro, Matosinhos), Francisco Gomes (Pastelaria A Colonial, Barcelos), e as bloguistas Isabel Zibaia Rafael (Cinco Quartos de Laranja) e Luísa Ginoulhiac (No Mundo de Luísa).

O “ESSÊNCIA DO GOURMET - NATAL” assume-se também como um evento privilegiado para realizar compras. Azeites, bolachas e doçaria tradicional, cogumelos e trufas, compotas, conservas, chás e infusões, queijos, enchidos e frutos secos, chocolates e vinhos… há mais de 300 produtos gourmet e delicatessen para provar e comprar, incluindo novos lançamentos, num autêntico mercado de Natal.

E enquanto pais e avós fazem compras, filhos e netos podem divertir-se em animadas sessões especiais de cozinha para crianças. A equipa especializada da Nutrir vai promover diariamente quatro aulas muito especiais, que incluirão a visita surpresa do Pai Natal.

No “ESSÊNCIA DO GOURMET - NATAL” será ainda possível realizar uma pausa para petiscar. A área de restauração apresentará degustações com as assinaturas de quatro dos mais conceituados restaurantes do Grande Porto: deCastro Gaia, Góshò, Pedro Lemos e Quarenta e 4, em funcionamento contínuo no evento.

O “ESSÊNCIA DO GOURMET” será também palco de novo lançamento sob a chancela Super Bock Selecção 1927, cervejas especiais de diferentes origens, de forma sazonal, que reforçam o carácter natural da bebida. Na varanda do Palácio da Bolsa, o lounge Super Bock terá uma oferta de cervejas que poderá ser combinada com um conjunto de tapas preparado pelo projeto “Comida de Rua”. Noutra sala, as “Super Harmonizações” vão aliar a criatividade da cozinha dos chefes Renato Cunha (restaurante Ferrugem, Famalicão) e Francisco Gomes (pastelaria A Colonial, Barcelos) às cervejas artesanais Super Bock Selecção 1927, detalhadas pela mestre cervejeira Beatriz Carvalho e equipa.

O programa oficial do “ESSÊNCIA DO GOURMET - NATAL” está detalhado emwww.essenciadogourmet.com . O ingresso tem um valor de 10€ por pessoa, mas os visitantes que optarem pela aquisição prévia online, até às 18h de amanhã, 4 de dezembro, beneficiam de um desconto de 2,50€. O evento é uma organização da EV - Essência do Vinho, a empresa líder em Portugal na produção de iniciativas enogastronómicas.

cardapio.pt @ 5-12-2013 14:18:01