Ricardo Ruivo vence final nacional do Jovem Talento da Gastronomia na Categoria “Cozinha Makro”

Ricardo Ruivo, do Restaurante Feitoria, foi o vencedor nacional do Jovem Talento da Gastronomia 2018 na categoria "Cozinha Makro" com o prato “Reinterpretação da Caldeirada de Dourada e Carapau Enjoado”.

cardapio.pt @ 6-12-2018 15:42:55

A final, que decorreu entre os dias 4 e 5 de dezembro na Escola de Hotelaria de Fátima está fechada, sendo que os vencedores de cada categoria já são conhecidos.

Em competição na grande final na categoria “Cozinha Makro” estiveram Gonçalo Reguinga, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; Guilherme Gaspar, da ESHTE e do restaurante A Cavalariça; Miguel Reis, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve; e Ricardo Ruivo, o vencedor, do Restaurante Feitoria.

Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro Portugal acompanhou o evento e partilha que: “É com grande orgulho que nos despedimos de mais uma edição do Jovem Talento da Gastronomia. Tivemos uma edição muito especial e competitiva, com jovens cheios de qualidade que apresentaram opções gastronómicas de elevadíssima qualidade e originalidade. Aguarda-nos um futuro muito promissor no que se refere à cozinha portuguesa. Muitos parabéns a todos os concorrentes e um cumprimento especial ao Ricardo Ruivo pelo excelente prato com que nos brindou.”

Neste dia, para além da habitual entrega de prémios, o JTG ainda promoveu o fórum “O futuro de Gastronomia em Portugal” que reuniu cerca de 300 jovens num grande momento de formação, ao mesmo tempo que se apresentaram os concorrentes e se procedeu à entrega de prémios, no Domus Pacis Fátima Hotel.

A seleção do Jovem Talento da Gastronomia passou por uma fase de apuramento, uma fase com etapas regionais e a final nacional. Na fase de apuramento, o júri - composto por importantes figuras das áreas que o concurso abrange - escolheu um máximo de 12 concorrentes, por categoria, para disputar as 3 etapas regionais que, por categoria, contaram com um total de 4 concorrentes. As categorias do concurso este ano foram Artes da Mesa, Barman Inter Magazine, Cozinha Makro, Cozinha com legumes Bonduelle, Cozinha com Polvo Nacional Brasmar, Pastelaria Espiga, Petiscos com Super Bock 1927 e Tradição com Arroz Bom Sucesso.

Conheça os vencedores das oito categorias em prova:

  • Cozinha Makro – Ricardo Ruivo, do Restaurante Feitoria
  • Cozinha com Polvo Nacional Brasmar –Tiago Correia, da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro
  • Pastelaria Espiga –Andreia Carreira, do Restaurante Bon Bom
  • Cozinha com Legumes Bonduelle – Gonçalo Carvalho, do Restaurante Taberna Ó Balcão
  • Cozinha com Arroz Bom Sucesso – Filipa Santos, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Petiscos com Super Bock selecção 1927 – Josué Marques, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
  • Barman Inter Magazine – João Costa, do Restaurante Bovino Steakhouse
  • Artes da Mesa –Hugo Antunes, da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó

No que diz respeito aos prémios, o vencedor da categoria Cozinha Makro recebeu, pelas mãos de Isabel Caeiro, um vale de compras de 1.000€ em lojas Makro.

A edição de 2018 chegou assim ao fim, ao mesmo tempo que toda a comunidade JTG aguarda pela chegada da 8ª edição do Jovem Talento da Gastronomia, que abre inscrições já em janeiro do próximo ano.

cardapio.pt @ 6-12-2018 15:42:55