15/1/2019 a 15/4/2019 À descoberta da lampreia do Rio Minho

A afamada e saborosa Lampreia do Rio Minho já chegou à mesa dos restaurantes da região para deliciar os apreciadores desta iguaria. Até 15 de abril de 2019, a ADRIMINHO e os seis municípios do Vale do Minho - Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira promovem a 10.ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”. 

cardapio.pt @ 31-1-2019 10:25:07

O Município de Monção conta com a presença de 19 restaurantes localizados no centro histórico da localidade e em várias freguesias do concelho, bem como com um programa complementar apelativo e atrativo para diferentes públicos. Neste período, o Município de Monção disponibiliza um programa complementar que engloba visitas a locais de interesse cultural, percursos por lugares naturais e patrimoniais e atividades de desporto e lazer. O ponto alto acontece no dia 25 de fevereiro, domingo, com a realização do 41.º Rali à Lampreia.

Em Valença, são quase três dezenas de restaurantes a servir lampreia do rio Minho. A freguesia de São Pedro da Torre, em Valença, recebe de 16 a 18 de março a 9.ª edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia. Um evento que promete, uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região. Até ao final de março, 28 restaurantes do concelho vão servir este prato que pode ser confecionado de variadas formas.

Já em Vila Nova de Cerveira, são 15 restaurantes a servir a afamada lampreia do Rio Minho: Abrigo das Andorinhas; Boega – O Peregrino; Braseirão do Minho; Cantinho dos Amigos; Casa das Velhas; Casa Lau; Casebre; Central; Costa Verde; D. Maria; Glutão; Lavrador; Luso Galaico; Sol Nascente; Telheiro.

Em Melgaço, são 12 os restaurantes que aderem a esta iniciativa: Adega do Sabino, Adega do Sossego, Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini – Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e Verde Minho.

Durante este período, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região. Em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza e aventura, não fosse este ser o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal, como rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, arvorismo, slide, escalada, passeios pedestres…São também sugestões visitas aos espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes da Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato, de fumeiro, de queijo e de outros produtos locais.

E há um jantar especial: no dia 29 de março, pelas 22h00 (em local a definir), o Chef Vitor Matos, estrela Michelin, estará em Melgaço a preparar um jantar vínico de harmonização da Lampreia do Rio Minho com Alvarinho: uma homenagem a estes dois produtos endógenos que atraem ao Município Mais a Norte de Portugal cada vez mais apreciadores.

O programa contempla também uma caminhada “Pela rota das Pesqueiras”, uma parceria entre o Município de Melgaço e Arbo. Durante a atividade, que acontece no dia 31 de março, os participantes poderão conversar com os pescadores, “participar” na pesca da lampreia, aprender a fazer as redes de pesca, a escalar e a preparar as lampreias. No final, haverá degustação de alguns pratos confecionados com esta iguaria. Para os apaixonados e curiosos pela lampreia há ainda uma interessante exposição de fotografia: “O Rio Minho é vida”, de 19 março a 13 abril, na Casa da Cultura.

cardapio.pt @ 31-1-2019 10:25:07