26/4/2019 a 28/4/2019 25.ª Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço

De 26 a 28 de abril, a 25.ª Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne em Melgaço os melhores produtores de alvarinho, queijo, fumeiros e produtos locais para dar a conhecer o potencial da região.

cardapio.pt @ 24-4-2019 17:40:03

A Festa começa às 10h00 de sexta-feira, mas o momento oficial de inauguração acontece pelas 19h00, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Durante três dias, assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo, num evento que promete arrastar a Melgaço milhares de entusiastas dos sabores tradicionais. Dos vinhos Alvarinho, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos, e como os dados demonstram inequivocamente, tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo.


O certame promove o que Melgaço Tem: desde a gastronomia, ao artesanato, ao turismo, apresentando-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção. «Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento», atenta o autarca, afirmando que «este tipo de eventos são de extrema importância para a nossa economia. São indiscutivelmente fulcrais no desenvolvimento do nosso território. Não são só festa e vinho! São a nossa Cultura. O nosso ADN. A nossa história.»

O recinto da Festa conta com um total de 62 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para mais de 400 pessoas sentadas; um Auditório de , com chefes de renome: Chakall, António Loureiro, Jorge Fernandes e Renato Cunha; e provas comentadas de vinhos com o  Manuel Moreira. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece momentos de animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva, que vão dar a conhecer a região.showcookingsommelier

Clique aqui para consultar o programa completo da 25.ª Feira do Alvarinho e do Fumeiro


Informações

Datas: 26 a 28 de abril de 2019

Local: Melgaço

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 24-4-2019 17:40:03