8/6/2019 a 9/6/2019 Dia Nacional da Gastronomia - 4.ª edição decorre em Viseu

Depois de Lisboa, Vila Nova de Gaia e Aveiro, é a vez de Viseu acolher o Dia Nacional da Gastronomia, evento que em 2019 comemora a sua 4.ª edição. Durante os dias 8 e 9 de junho, o Solar do Vinho do Dão vai receber um vasto programa que pretende celebrar o melhor de Portugal à mesa.

cardapio.pt @ 31-5-2019 12:33:08

Entre vários palcos, exposições, tours gastronómicos e um jantar solidário que juntam os melhores profissionais do setor da restauração e hotelaria, o evento promete enaltecer as melhores receitas lusas. 

Na apresentação do evento, a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, lembrou a importância deste dia, que foi defendido na Assembleia da República no intuito de celebrar a “diversidade, a coletividade e as pontes do Minho ao Algarve e nos arquipélagos” no âmbito da gastronomia.”

Os galardões do Troféu Portugal, disputado por cinco chefs, e o concurso Jovem Talento da Gastronomia são dois importantes eventos que se juntam ao Dia Nacional da Gastronomia. As confrarias presentes vão promover mostras das iguarias nacionais, tertúlias em torno da gastronomia e as dar a conhecer muitas das tradicionais receitas regionais de Portugal. Para celebrar esta efeméride haverá em 34 museus a nível nacional, de norte a sul e ilhas da Madeira e Açores, apontamentos relacionados a gastronomia, nomeadamente o Museu Calouste Gulbenkian, que terá em exposição uma peça que vai levar as pessoas a perceberem a importância da nossa gastronomia.

Saiba mais sobre esta iniciativa em https://www.diadagastronomia.pt/


Programa

Palcos

“Troféu Portugal”, entre as 11h00 e as 16h30 horas

Um concurso de cozinha único que junta chefes de cozinha profissionais, produtos e produtores, todos no mesmo ‘palco’ com o objetivo de valorizar o que de melhor se faz no nosso País. Para isso, os concorrentes têm o desafio de confecionar um menu composto por uma sopa, um petisco, um prato de cozinha regional e um prato de cozinha contemporânea que será avaliado no seu todo pelo júri.

Durante 2 dias, 5 concorrentes prestam a sua prova ao vivo, perante um júri especialista e perante o público.

“Jovem Talento de Gastronomia”, entre as 11h30 e as 13h30 horas

Uma homenagem especial do Dia Nacional da Gastronomia ao concurso Jovem Talento da Gastronomia, uma montra de talento do futuro da cozinha em Portugal.

São desafiados 4 alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e 4 alunos do Centro de Formação Profissional da Galiza, para prepararem ao vivo um prato com produtos tradicionais portugueses.

“Demonstrações de Cozinha e Pastelaria”, entre as 11h00 e as 20h00

Espaço de partilha de receituário tradicional português.

Programa de demonstrações diário, de 1 hora, com lugar a degustação para o público, com membros de confrariasportuguesas, chefes de cozinha e pastelaria.

“Conversas”, entre as 13h30 e as 19h30 horas

Apresentação de livros, debates sobre gastronomia, narração de histórias, são alguns dos momentos a que poderá assistir neste palco.

Exposições

Exposição Que Se Come E Que Se Bebe

Exposição das obras artísticas de cozinha e pastelaria realizadas pelos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e artistas e chefes portugueses.

Expressões regionais e nacionais que se comem. Obras de arte para ver e comer uma vez na vida.

Mostra e Venda de Produtos Tradicionais Qualificados

Mostra do diversificado leque de produtos tradicionais, associados a cada uma das regiões do país e à dieta mediterrânea com a possibilidade de serem adquiridos no espaço.

Espaço Institucional

9 de junho, das 11h30 às 13h30

Cerimónia de lançamento de Selo e postal dos CTT

Em homenagem à gastronomia portuguesa, os Correios de Portugal numa parceria com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, fazem a emissão anual de um selo e postal com carimbo Dia Nacional da Gastronomia. Esta iniciativa fixa na filatelia a importância desta causa e projeta para o futuro a necessária valorização da sua transversalidade.

Cerimónia Optimus Conviva

Somos Portugal, Somos Confrarias, Somos Gastronomia

Atribuição da distinção OPTIMUS CONVIVA ao conjunto de pessoas ou entidades que se revelam como importantes parceiros na divulgação, preservação e dignificação da gastronomia portuguesa.

Grande Brinde à Gastronomia com Vinho do Dão

Um grande brinde que junta participantes e visitantes no Solar do Vinho do Dão no dia de encerramento das comemorações, dia 9 de junho.

Venha brindar com o Vinho do Dão à gastronomia portuguesa!

Tours Gastronómicos

Rota dos Restaurantes de Viseu

De 3 a 9 de junho, um roteiro dos melhores restaurantes de Viseu, para desfrutar do melhor da gastronomia local, com um menu especial DNG.

Rota dos Restaurantes por Portugal e pelo Mundo

Para que todos os portugueses possam celebrar o melhor da gastronomia nacional, juntam-se numa rota vários restaurantes pelo país e pelo mundo, com um menu especial entre 3 e 9 de junho.

Guia Dia Nacional da Gastronomia

Um guia oficial do evento acompanha os visitantes, faz um contexto da programação e explica todas as ações a decorrerem dentro do espaço: o que acontece em cada ação, o que há para fazer, ver e provar dentro do recinto.

À Mesa nos Museus

Também a rede dos Museus Portugueses se junta à celebração do DNG. Uma oportunidade única para admirar o espólio de artefactos, relacionado com a Gastronomia, nos vários museus associados a esta iniciativa. Em exposição de 8 a 10 de Junho.

Um fim-de-semana recheado de surpresas nos Museus de Portugal.

Jantar Solidário, dia 9 de junho, às 21h00 horas

Um jantar solidário, onde se juntam chefes de cozinha, vários produtores e Confrarias Portuguesas.
O lucro reverterá para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.
O jantar vai ter lugar no encerramento da comemoração, na noite do dia 9 de junho, pelas 21h00, no recinto do evento.

Bilhetes serão postos à venda no site oficial.

cardapio.pt @ 31-5-2019 12:33:08


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia