Prepare uma refeição completa para o Dia da Criança com estas sugestões do chef Fábio Alves

O dia Mundial da Criança assinala-se a 1 de Junho, e apesar de ser um ano diferente, em que as celebrações têm de ser feitas de modo contido, não deixa de ser uma data a assinalar. Para isso, e para que continue a ser um dia especial, o chef Fábio Alves, do restaurante SUBA, no hotel Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa, sugere três receitas que farão as delícias dos mais pequenos.

cardapio.pt @ 27-5-2020 13:39:40

E porque não preparar um refeição completa, com entrada, prato e sobremesa, a pensar nas crianças? São estas as propostas do chef, começando com Ovos recheados com atum e mayonnaise, seguidos de Peito de frango recheado, arroz selvagem e legumes e, para terminar, Crepes com fruta fresca e molho de chocolate. Três receitas divertidas e fáceis de preparar, três boas e saborosas razões para preparar uma refeição diferente.


Ovos recheados com atum e mayonnaise

Ingredientes

.2 ovos

.100g atum

.10g cebola

.5g salsa

.39g mayonnaise

.Q.B de sal

.Q.B azeite

.Q.B manjericão

.Q.B esparguete

Confeção

Cozer os ovos, e de seguida arrefecê-los. Retirar a casca, abri-los ao meio, retirar a gema, com ajuda de uma colher de café, fazer uma cavidade maior nas duas metades do ovo e reservar. Numa frigideira, colocar o azeite e a cebola picada e deixar alourar. Num recipiente à parte, colocar o atum escorrido, a mayonnaise, a salsa picada e a cebola alourada, mexers bem até formar uma pasta, rechear as cavidades que fizemos na clara do ovo, e unir novamente as duas partes. Decorar com ajuda do manjericão e esparguete.


Peito de frango recheado, arroz selvagem e legumes

Ingredientes

.300g de bifes do peito de frango

.2g de queijo eden

.20g de fiambre

.100gr de arroz selvagem

.10g de cebolo

.10g de manteiga

.20g de alho-francês

.50g de cenoura

.20g de feijao-verde

.Q.B de farinha

.Q.B de ovo

.Q.B de pão ralado

.Q. B de sal

 .Q.B limão

.Q.B azeite

.Q.B óleo

Confeção

Arroz

Colocar a cebola picada e azeite num tacho, deixar alourar e adicionar a cenoura ralada e o alho-francês laminado. Deixar refogar um pouco e adicionar o arroz. Envolver bem, juntar água aos pouco até o arroz cozinhar, mexendo, e assim que o arroz estiver cozido, convém, nesta fase, não ter água praticamente nenhuma. Adicionar a manteiga, tapar o arroz e deixar repousar 10 minutos.

Bife de frango recheado

Temperar os bifes com sal e sumo de limão, colocar o fiambre e o queijo, enrolar, espetar 3 palitos na dobra da carne para segurar, em seguida panar em farinha, ovo e pão ralado. Fritar em óleo, com lume brando para cozinhar e não queimar o pão ralado.

Legumes

Fazer pequenas pétalas de cenoura, laminar feijão-verde e couve flor, cozinhar os legumes em água cerca de 3 minutos. Temperar com sal e azeite.

Crepes com fruta fresca e molho de chocolate (4pax)

Ingredientes

.250g de farinha

.550g de leite

.4 ovos

.Essência de baunilha

.125g de manteiga

.100g de chocolate

.200g fruta fresca

.50g  natas

.Q.B de óleo

.Q.B de sal

Confeção

Num recipiente, colocar a farinha, os ovos e a essência de baunilha. Mexer bem, adicionar 500g de leite, 75g de manteiga derretida, e temperar com sal. Se tiver grumos, passar por um passador, e deixar repousar o preparado aproximadamente uma hora.

De seguida, com ajuda de papel absorvente, colocar um fio de óleo na frigideira, barrando toda a base da frigideira, e com ajuda de uma concha, adicionar a massa de crepes até cobrir o fundo da frigideira. Quando o crepe se soltar, está pronto a virar. Deixar cozinhar mais uns breves segundos e fica pronto.

Molho de chocolate

Num recipiente, colocar o chocolate, 50g de leite, 50g de nata, 50g de manteiga, uma pitada de sal, e levar a derreter em banho maria.

Por fim empratar o crepe, com a fruta fresca laminada, e adicionar o molho de chocolate.

cardapio.pt @ 27-5-2020 13:39:40


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia