Tetra Pak e Compal dão nova cor às arvores de Natal em nome da reciclagem

A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, lançam a iniciativa "Este ano, a árvore de Natal é amarela". O desafio consiste em criar árvores de Natal amarelas feitas com embalagens de cartão da Tetra Pak da marca Compal. Com esta iniciativa, ambas as empresas pretendem sensibilizar crianças, jovens e famílias para a importância de colocar os pacotes de bebidas no ecoponto amarelo.

cardapio.pt @ 2-12-2022 10:24:00

As inscrições já estão abertas. A participação é gratuita e direcionada a todas as unidades de ensino da rede Eco-Escolas do país. Cada uma das escolas é convidada a apresentar uma árvore de Natal amarela e constituída, maioritariamente, por embalagens da Tetra Pak da marca Compal. No final, serão distribuídos 1.500€ pelas seis escolas vencedoras, sendo que serão premiados três jardins-de-infância e escolas de 1.º ciclo, com 250€ cada um. E, também, três escolas de outros níveis de ensino a partir do 2.º ciclo (inclusive), com o mesmo valor.

Podem ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados), sendo que se deverão destacar as embalagens da Tetra Pak da Marca Compal. A criatividade, o envolvimento e a capacidade de reutilização de recursos serão alguns dos critérios de avaliação dos trabalhos a concurso, sendo que os resultados serão anunciados no dia 15 de fevereiro de 2023, através dos emails registados e, ainda, no site do concurso.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, afirma: “As épocas festivas são momentos de bastante consumo, pelo que achámos importante sensibilizar os portugueses para a importância, ainda mais elevada, da reciclagem nesta altura. E, como o futuro do planeta está nos mais jovens, é para eles que direcionamos esta iniciativa. Esperamos que através do dinamismo desta ação possamos fazê-los adotar comportamentos mais sustentáveis, tais como colocar os pacotes de leite ou sumo no ecoponto amarelo.”

Para Paula Ribeiro, responsável pela área de sustentabilidade da Sumol+Compal, “Na SUMOL+COMPAL acreditamos muito no papel da educação ambiental na mudança de comportamentos em prol de uma economia mais circular. Esta é mais uma iniciativa em parceria com o Programa Eco-Escolas que pretende incentivar as boas práticas nesta época, mas sobretudo durante todo o ano: reutilizar sempre que possível, e no final separar e reciclar as embalagens. Estamos ansiosos por ver as árvores de Natal amarelas que irão decorar as escolas de Portugal nesta época festiva. Boa sorte a todos!”

Segundo Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, “existem três grandes eixos de atuação pela sustentabilidade: proteger a biodiversidade, agir pelo clima, e reduzir a poluição. Este último, encontra-se diretamente ligado, à necessidade de realmente implementar uma economia circular, que respeite os recursos finitos que temos neste Planeta. As Eco-Escolas tratam a economia circular e os “3 Rs” de forma prática:  através de projetos como o “Este Ano, a Árvore de Natal é Amarela!” contribuem para Reduzir a compra de enfeites de Natal, Reutilizar materiais para lhes dar nova vida, e alertar para o facto de que Reciclar embalagens, passa pela sua correta deposição no ecoponto amarelo.”

A inscrição e submissão dos trabalhos deverá ser concluída até ao dia 16 de janeiro de 2023 na plataforma Eco-Escolas. O regulamento e todas as informações úteis sobre a iniciativa estão disponíveis podem ser consultados no website oficial da iniciativa: https://natalamarelo.abae.pt/ .

cardapio.pt @ 2-12-2022 10:24:00


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia