21/1/2023 a 22/1/2023 Festa das Chouriças: Sabores da Serra Algarvia regressam a Querença

São Luís é homenageado nos dias 21 e 22 de janeiro, em Querença (Loulé), em mais uma edição da Festa das Chouriças, que volta a realizar-se passados dois anos de interrupção.

cardapio.pt @ 12-1-2023 12:46:12

As celebrações arrancam no sábado, com uma Noite de Fados, que decorrerá na Casa do Povo de Querença, pelas 21h00. Os fadistas Isa Brito, Adriana Marques e André Catarino serão acompanhados à guitarra por Valentim Filipe e na viola Nuno Martins num evento que terá um custo de entrada de 7,5 euros. Os fundos angariados revertem a favor da Paróquia.

No domingo, dia 22, a partir das 11h00 e ao longo do dia, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com a eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo padre Carlos Aquino, à qual se seguirá a procissão solene com a imagem de S Luís, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.


Pelas 16h00, terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça.

O programa integra também, pelas 17h00, as comemorações do 70º aniversário da Voz de Loulé. E às 17h30, atua o Grupo de Janeiras do Projetos Asas de Alte.

A partir das 19h00, o Salão de Festas da Casa do Povo de Querença enche-se de música para um baile animado pelo artista Rúben Filipe.

Durante o evento haverá animação de rua com o Grupo Al-Fanfarre e a Palhaça Pirolita. Das 10h00 às 18h00, decorre um Mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da serra algarvia.


“Passe um Domingo em Querença e assista a uma das festas mais emblemáticas da região. Esperamos por si!” é o convite da organização. Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido.

A Festa das Chouriças de Querença surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa de género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.

cardapio.pt @ 12-1-2023 12:46:12


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia