O “melhor do mundo” está no jantar do 1828
Carne espanhola maturada e vinhos portugueses de norte a sul
A steakhouse 1828, no WOW (Vila Nova de Gaia), é especialista em harmonizar carnes premium com vinhos tranquilos e vinhos do Porto. O jantar vínico de 12 de maio será mais uma prova disso, juntando as carnes El Capricho, conhecidas como “as melhores do mundo”, a vinhos da icónica Aveleda que irão representar várias regiões vinícolas do país.
cardapio.pt @ 5-5-2023 17:15:31
Percorrer Portugal de Norte a Sul, através do vinho e sem sair do lugar, é a viagem proposta no jantar vínico criado pelo 1828 e pela Aveleda. Já no prato, a paragem faz-se em Espanha, com uma seleção das “melhores carnes do mundo” do produtor El Capricho, que tem com o 1828 uma parceria exclusiva em Portugal.
No menu criado propositadamente para a noite de 12 de maio (65€/por pessoa), as boas-vindas são dadas com um Croquete de carne maturada, feito à mão e complementado com chutney de manga, chilli & mostarda. Para celebrar o momento, é servido o Espumante Quinta D’Aguieira Bruto 2014 da região da Bairrada.
Passando para o Minho e para a região dos Vinhos Verdes, chega ao copo o Aveleda Solos de Granito Branco 2020, que sublinha a influência destes solos nos vinhos da região, onde estão as origens do produtor. Numa ligação que prima pela frescura e leveza, esta referência irá acompanhar um Tártaro de lombo de boi com 20 dias de maturação.
Sendo a noite especial, permite-se uma exceção: o prato seguinte faz brilhar o peixe, em vez da carne, para harmonizar com um vinho de uma região que também nos remete para o mar – o Algarve. Corvina com orzo, cogumelos & tartufo é, por isso, servida com o Villa Alvor Moscatel Galego Roxo Rosé 2021.
A harmonização seguinte promete ser um dos grandes momentos da refeição. Ao prato, chega uma das mais recentes adições à carta da steakhouse: o Ossobuco do El Capricho. Uma carne da parte da perna que é marinada de um dia para o outro e confitada a baixa temperatura durante 12 horas. Uma preparação lenta que lhe garante máxima tenrura, no momento de ser servida, nesta noite, a acompanhar o Quinta Vale Dona Maria Vinhas Velhas Tinto 2019.
A representação da região do Douro continua, mas, desta vez, com um vinho do Porto. Quinta Vale Dona Maria Reserve Port Lote 18 é servido a acompanhar o Morango, uma sobremesa de nome simples, mas uma complexa junção de sabores: semifrio de nata e morango, que tem na base um streuzel de chocolate e a seu lado um sorbet de limão e manjericão e ainda um gel de vinho do Porto.
cardapio.pt @ 5-5-2023 17:15:31
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia