Conhecido o chef que vai representar Portugal na final do concurso gastronómico Chef Balfegó
Premiar os cozinheiros que melhor trabalham o atum-rabilho
Rafael Gomes, Chef do restaurante Escama, no Porto, representa Portugal na final da 6.ª edição do Concurso Internacional de Gastronomia Profissional Chef Balfegó. O finalista português foi encontrado no dia 11 de setembro na semifinal portuguesa, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, viaja até Espanha, no dia 23 de outubro, para competir pelo título de vencedor, com chefs espanhóis, italianos e alemães. O evento tem lugar na prestigiada escola Internacional de Cozinha Le Cordon Bleu de Madrid.
cardapio.pt @ 12-9-2023 16:21:50
Para a Balfegó, empresa organizadora, “O Chef Balfegó é um dos mais importantes concursos de gastronomia da Europa. O que pretendemos com este concurso é criar uma experiência única, acompanhar os chefs na promoção do seu trabalho e premiar o talento e a criatividade com pratos à base daquele que é, para muitos, o melhor atum-rabilho do mundo.”
Final internacional
Na final o júri é presidido por Martín Berasategui - distinguido com doze Estrelas MICHELIN e embaixador gastronómico Balfegó - e composto por outros chefs de cozinha profissionais - que somam um total de dezasseis Estrelas MICHELIN e duas Estrelas Verdes - e ainda um reconhecido crítico gastronómico espanhol.
Estes escolhem três vencedores através da avaliação do sabor, aroma e textura de cada prato (40 pontos), da apresentação (30 pontos), do equilíbrio dos ingredientes (15 pontos) e da elaboração e correto tratamento do produto (15 pontos). Os chefs participantes podem contar com a colaboração de um ajudante de cozinha do restaurante onde trabalham.
O grande vencedor, para além do troféu correspondente e de um conjunto de facas japonesas especiais para o corte de peixe, recebe 6000 euros em dinheiro e uma viagem ao Japão para duas pessoas. Por sua vez, o segundo lugar recebe 3000 euros de prémio e o terceiro 1000 euros. Os prémios incluem ainda a participação numa curta-metragem sobre os cozinheiros finalistas e outras recompensas.
Semi-final Portuguesa
A semi-final portuguesa contou com a participação de Nuno Martins, do restaurante NUMA (Portimão); António Muniz, do Mizu Teppanyaki (Algarve); Fabio Terada, do restaurante Sensai (Quarteira); Jorge Pinto, chefe do Areias da Telha (Fonte da Telha-Almada) e Rafael Gomes, do restaurante Escama (Porto).
O júri que pontuou as diferentes provas da meia-final e escolheu o vencedor foi constituído por três chefes portugueses. Presidido por por José Avillez, chefe do restaurante Belcanto** (Lisboa), acompanhado por Dieter Koschina, do Vila Joya** (Algarve), e Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio* (Porto).
cardapio.pt @ 12-9-2023 16:21:50
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia