Restaurante Ólume: a nova estrela da gastronomia tradicional portuguesa no Porto

Um novo sabor do cozinhado a baixas temperaturas

Aliando a autenticidade dos potes tradicionais à arte da culinária a lume brando, o Ólume apresenta-se como o novo santuário gastronómico do Porto, onde a paixão pelo Norte de Portugal se revela a cada garfada.

cardapio.pt @ 12-10-2023 18:55:43

No coração do Porto, cidade Património Mundial e berço de inúmeras delícias gastronómicas, surge agora o Ólume, uma celebração à rica e diversificada cozinha tradicional portuguesa. Este restaurante, meticulosamente concebido, é um tributo fervoroso à região norte de Portugal, materializando a sua paixão através da combinação harmoniosa da culinária a lume brando com a autenticidade dos potes tradicionais.

Aninhado na Rua do Almada, número 426, o Ólume oferece um ambiente acolhedor e intimista, com capacidade para 44 comensais, que poderão imergir numa experiência culinária evocativa e transportar-se para as históricas paisagens nortenhas através de cada garfada. Trata-se de uma agradável viagem sensorial, onde a tradição e a inovação se reencontram, e redescobrem os sabores inigualáveis do norte de Portugal.

Os destaques do menu são verdadeiros embaixadores dos sabores tradicionais: das suculentas Favas com Chouriço, passando pela maciez do Javali cozinhado no pote à Trás-os-Montes, à reinvenção do portuense Arroz de Pato e, por fim, ao toque caseiro da inesquecível Costela Mendinha cozinhada a baixas temperaturas.

O projeto nasce do entusiasmo de três empresários do panorama portuense. Pedro Maia, que assina a carta e cujas mãos e visão já deram vida a espaços como o Coreto, o Biferia, a Mercearia do Bacalhau e a Casa de Repasto; Tiago Caetano, nome que integra projetos como o Canti, o Tiki-taka e a Maria Pistolas; e Carlos Guimarães, cuja paixão e envolvência no setor já têm longos anos.

A ementa, um verdadeiro tributo à arte da culinária nortenha, apresenta as seguintes escolhas, desde um início bem tradicional, com Pão do Bolhão, Azeite Virgem e Azeitonas, ou as Papas de Sarrabulho e o Caldo Verde, passando pelo Javali de Trás-os-Montes, ao Bacalhau Minhoto, ao portuense Arroz de Pato sem esquecer até as tentadoras sobremesas, como o Pudim Abade Priscos ou a Rabanada Poveira. No final, até mesmo o café consumido é de uma marca Vimaranense.

A carta de vinhos do Ólume celebra, também ela, o norte de Portugal, com todas as referências escolhidas pela singularidade do seu terroir e riqueza aromática.

O preço médio por pessoa varia entre os 25€ e os 30€, refletindo uma relação harmoniosa entre a excelência e a acessibilidade. Embora o seu batismo tenha ocorrido a 21 de abril deste ano, o Ólume, com a sua promessa de autenticidade e excelência, já marca a sua posição firme como uma das estrelas gastronómicas do Porto.

cardapio.pt @ 12-10-2023 18:55:43


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia