Ervideira vitoriosa nos prémios Mundus Vini 2025 com Conde d’Ervideira Branco 2021
Best of show e Medalha de Ouro
No Concurso Mundus Vini Spring Tasting 2025 o vinho Conde D’Ervideira Branco de Inverno 2021 foi premiado com Medalha de Ouro e arrecadou um dos cinco Best of Show, o que significa que, mais uma vez, ficou entre os melhores Vinhos Brancos do Mundo. Ervideira, empresa vitivinícola do Alentejo, acaba de conquistar Medalha de Ouro e título de Best of Show no Concurso Mundus Vini Spring Tasting, com o vinho Conde D’Ervideira Branco de Inverno 2021, na categoria de vinhos brancos. Este concurso de vinho é um dos mais prestigiados a nível internacional e uma das maiores provas cegas do sector vinícola, que se realizou no final do mês de fevereiro, na Alemanha.
cardapio.pt @ 12-3-2025 18:54:45
Alcançada esta vitória, Duarte Leal da Costa, Diretor Executivo da Ervideira, realça: “Esta referência do portefólio da Ervideira é baseada na casta Antão Vaz e tem trazido para uma região tipicamente de Vinhos Tintos, os melhores prémios do mundo em Vinhos Brancos. Ficamos muito orgulhosos deste resultado, conscientes da qualidade dos nossos vinhos, e acreditamos que só tem vindo a ser possível alcançar estes resultados devido à nossa consistência e vontade de fazer melhor, todos os dias”.
Por detrás de Conde D’Ervideira Branco de Inverno 2021 está uma vinha de Antão Vaz (Vinha IV), plantada em solos de xisto na propriedade de Monte da Ribeira, tratando-se de uma vinha de 2000 que, desde o seu início, dá origem a vinhos de excelência. As uvas são colhidas à noite, ficam em maceração pelicular a frio, cerca de 8 horas, passando depois por uma decantação por frio e seguindo-se a fermentação em barricas de carvalho húngaro, onde estagiam durante 1 ano, com battonage semanal. Trata-se do antigo designativo de Garrafeira em que os vinhos estagiam durante um ano em barrica, um ano em garrafa e, no total, têm que ter 30 meses para ir para o mercado sendo, por isso, vinhos de topo para beber com mais evolução, bem como de guarda.
O Diretor Executivo da Ervideira explica ainda: “O Alentejo é a região vitícola com mais horas de sol, acima das 3.200 horas de sol no ciclo da vinha, o que representa uma verdadeira ‘barbaridade’ para a planta, que normalmente sofre com tanta incidência solar, o que obriga a técnicas culturais como a rega ou o ensombramento das uvas, estando muitas vezes associada a uma região de vinhos tintos. Essa é a regra, Alentejo significa vinho tinto, mas como todas as regras têm as suas exceções, é a exceção que confirma a regra e, neste caso, a Ervideira confirma. Embora o ex-Libris da nossa marca seja o vinho Invisível, aquele que foi o primeiro vinho branco de uvas tintas em Portugal, a marca que mais se tem destacado com maior reconhecimento nos diferentes concursos é o Conde D’Ervideira, tendo já sido o Campeão do Mundo, ou seja, o melhor branco do mundo a concurso, naquele que é considerado o melhor concurso de vinhos brancos - Mundus Vini”.
cardapio.pt @ 12-3-2025 18:54:45
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia