Residência regressa para sete viagens por Portugal
João Rodrigues junta chefs nacionais e internacionais com arranque a 5 e 6 de abril no Alentejo
As várias Residência vão acontecer ao longo de 2025 e até ao início de 2026, em sete regiões do país. Alentejo, Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Algarve, Açores e Madeira. Cada uma inclui visitas a produtores, restaurantes locais e ao mais particular artesanato de cada zona, a servir de inspiração à criação de um menu pela parte dos vários chefs – portugueses e estrangeiros – que receberão os convidados para os momentos de refeição. Numa ótica muito orgânica, como têm sido todos os eventos Residência até agora, os menus são definidos consoante o que a terra e a região oferecem nessa época e apresentados no próprio dia.
cardapio.pt @ 19-3-2025 15:11:22
Cozinheiros, produtores, artesãos, cultura local. Com estas linhas se cose um dos eventos gastronómicos itinerantes mais especiais do país. A Residência foi criada em 2023 por João Rodrigues e Vânia Rodrigues e é um dos braços do Projecto Matéria, uma iniciativa sem fins lucrativos, que dá voz aos pequenos produtores nacionais com modelos de produção orgânica e respeito pela natureza, partilha conhecimento e cria sinergias entre pessoas, comunidades, alimentos e territórios.
Em 2025, a Residência está de volta e conta, nesta edição, com a presença de vários chefs internacionais de renome. São eles Mitsuharu Tsumura, do Maido, em Lima, Ricard Camarena, do restaurante homónimo, em Valência, Manu Buffara, do Manu, em Curitiba, Karime Lopez, da Gucci Osteria, de Massimo Bottura, em Florença, Maksut Askar, do Neolokal, em Istambul, ou Marsia Taha Mohamed, do Arami, em La Paz, Nicanor Vieyra, do Olluco, em Moscovo, de Mihai Toader, do Soro Lume, em Bucareste e Nieves Barragan, do Sabor, em Londres. Uma equipa de peso que vai trabalhar com o chef João Rodrigues num mesmo objetivo de valorização dos territórios e da cultura gastronómica portuguesa, ao longo das diferentes etapas da Residência.
Residência no Alentejo no início de Abril
A programação desta nova edição arranca com a Residência no Alentejo, dias 5 e 6 de abril, na zona de Montemor-o-Novo e Grândola. O chef João Rodrigues vai receber dois grandes nomes da gastronomia internacional: Manu Buffara, do Manu, em Curitiba, e Maksut Askar, do Neolokal, com uma estrela Michelin, em Istambul.
O chef local convidado é Filipe Ramalho, do Páteo Real, em Alter do Chão. A segunda Residência será em Lisboa, dias 14 e 15 de junho.
O regresso da Residência, diz Vânia Rodrigues, uma das fundadoras do Grupo Monda, está sempre associado a esta vontade de descoberta e exploração do país. “Portugal é um país pequeno, mas esconde um território imenso por explorar – dos rios ao Atlântico, das planícies às serras, das curvas sinuosas às retas sem fim. É um destino vivo, cuidado por pessoas e projetos extraordinários que preservam os nossos saberes, sabores e tradições.” E acrescenta: “Na segunda temporada do Residência, queremos continuar a descobrir e partilhar este legado único.”
Os chefs da Residência no Alentejo
Manoella Buffara tem um compromisso grande com os produtos e produtores no seu restaurante, onde trabalha com uma grande componente vegetal, além de se dedicar também à parte social, através da criação de hortas comunitárias e outros projetos.
O Manu existe desde 2011 e está em 35º lugar na lista de Latin America’s 50 Best Restaurants. Maksut Askar abriu o seu Neolokal em 2014, na instituição cultural SALT Galata, inspirado pela sua educação multicultural e pelos sabores da sua infância, onde moderniza as receitas clássicas da Anatólia. O restaurante tem uma estrela Michelin desde 2023 e também uma estrela Michelin Verde. É também co-fundador do Foxy, um bistrô premiado com o Bib Gourmand Michelin que apresenta vinhos locais e naturais.
Já o português Filipe Ramalho, nascido e criado no Alentejo, é filho de pais cozinheiros. Passou pelo 100 Maneiras, pelo Basilii, no Torre da Palma Wine hotel, onde desenvolveu uma cozinha baseada nos produtos endógenos da região e nas técnicas tradicionais da cozinha portuguesa, antes de se aventurar a solo, com uma casa própria em Alter do Chão.
O programa dos dias 5 e 6 de abril
A poucas semanas do regresso da Residência já está desenhado o programa para estes dias de descoberta da região do Alentejo.
Inclui um almoço e visita à Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, guiados pelo seu fundador Alfredo Sendim; um jantar no Sublime Comporta, com o chef João Rodrigues, os dois cozinheiros internacionais, Manu Buffara e Maksut Askar, com cerca de seis pratos inéditos, criados apenas para esta ocasião com produtos da região do Alentejo, a partir de visitas feitas a produtores; os participantes vão também conhecer A Cerquinha, projeto de hortícolas, frutos e ervas aromáticas de Rita Pacheco, que cultiva sob o regime biológico; o arrozal e as terras onde cresce o arroz do Avô Quim, produtor localizado em Melides; e um almoço com os chefs João Rodrigues e Filipe Ramalho, com menu dedicado à gastronomia tradicional alentejana.
Tendo o Sublime Comporta como anfitrião destas duas refeições da primeira Residência, o jantar do dia 5 tem o preço de 150 €, o almoço do dia 6 custa 70 €. Ambos têm tudo incluído.
cardapio.pt @ 19-3-2025 15:11:22
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia