16/3/2019 a 16/3/2019 Space Ensemble apresenta filme-concerto "Uma Floresta Animada" em Guimarães

A Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães recebe no próximo dia 16 de março o coletivo de músicos Space Ensemble, que vai apresentar uma viagem musical e visual pelas florestas de todo o mundo. A partir de uma seleção de curtas-metragens de animação – dos Estados Unidos à Suíça, passando pela Finlândia – dirigidas ao público infantil, o Space Ensemble acompanha estes filmes com uma interpretação ao vivo que recria o ambiente do tempo do cinema mudo. 

cardapio.pt @ 13-3-2019 16:44:53

Para além da apresentação de sábado, dia 16 de março, dirigida a famílias e público geral, Uma Floresta Animada é apresentada a grupos escolares de 11 a 15 de março, às 10h30 e 15h00, no mesmo local, no âmbito do Mais Dois, programa de aprendizagem na área das artes performativas integrado nas Atividades de Enriquecimento Curricular para as crianças do 1º Ciclo de Ensino Básico (1º e 2º ano), resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e A Oficina (Educação e Mediação Cultural).

Uma Floresta Animada reúne um conjunto de filmes de animação sobre a vida na floresta, percorrendo vários momentos da história do cinema de animação, e reunindo trabalhos de realizadores de várias gerações e nacionalidades. Um programa que pretende agradar a toda a família, pelos filmes infantis e educativos, pela música ao vivo e pela diversidade de instrumentos utilizados (harpa, piano, serrote, saxofone, theremin).


O programa de filmes é composto de curtas-metragens de animação contemporâneas dos realizadores Kirsten Lepore (USA), Georges Schwizgebel (Suiça), Heikki Prepula, Ismo Virtanen e Mariko Härkönen (Finlândia). Os dois últimos, Ismo Virtanen e Mariko Härkönen, apresentam-nos as histórias de dois insetos, Turilas & Jäärä, que vivem numa floresta e utilizam os objetos de uma forma surpreendente e pouco convencional. Estes realizadores pretendem com esta série de filmes “ensinar a apreciar a criatividade e a reciclagem. Queremos encorajar as crianças a usar mais a sua imaginação e a inventar os seus próprios brinquedos.”

Neste espetáculo, o Space Ensemble acompanha estes filmes com interpretações ao vivo, recriando assim o ambiente do tempo do cinema mudo. Este ensemble tem-se notabilizado por usar nas suas apresentações instrumentos pouco convencionais, tais como o theremin, airfx, sequenciadores, samples, DJ set, contratear, mesa, serrote, balões, brinquedos em perfeita sintonia com os instrumentos clássicos (harpa, flauta, piano) ou populares (guitarra, clarinete, saxofone, bateria, contrabaixo). Ao longo do espetáculo alguns destes instrumentos serão apresentados e algumas crianças poderão ser convidadas a subir ao palco para os experimentar. O Space Ensemble já apresentou este espetáculo nas principais salas do país, desde 2009, e tem vindo a renová-lo com novos filmes de animação assim como com a participação de inúmeros músicos convidados.




Esta apresentação conta com a participação de Nuno Alves (direção artística), João Martins (saxofone, mesa), Henrique Fernandes (contrabaixo, serrote, acordeão), Sérgio Bastos (piano) João Tiago Fernandes (bateria, percussão), Eleonor Picas (harpa) e José Miguel Pinto (guitarra).

Informações

Data: 16 de março de 2019

Local: Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Horário: 16h00

Preço: 2 euros

cardapio.pt @ 13-3-2019 16:44:53