Estudo da Fisher-Price revela os benefícios de brincar com crianças

A Fisher-Price divulgou um novo relatório, realizado em parceria com a Dra. Jacqueline Harding (MA Cert Ed SFHEA), professora universitária na Middlesex University e especialista internacional em desenvolvimento infantil e neurofisiologia, que explora os efeitos positivos que brincar com crianças pode trazer para pais, avós e outros cuidadores.

cardapio.pt @ 15-4-2020 14:54:26

Intitulado “Playtime For Everyone”, o relatório mostra os resultados inéditos da análise de mais de 100 estudos sobre neurociência e psicologia comportamental, na procura de evidências sobre o possível impacto das interações lúdicas entre pais, ou outros cuidadores, e crianças, quando estes se encontram num contexto de recreio.

As conclusões a que a Dra. Harding chegou, sugerem que o tempo de brincadeira pode ajudar a reduzir os níveis de stress, a aumentar o bem-estar e a resistência mental, e até a fortalecer o sistema imunológico. Rir enquanto se brinca com crianças pode até ter efeitos semelhantes aos que se obtém num ginásio, por exemplo. Num dos estudos referenciados pela Dra. Harding, médicos descrevem uma “gargalhada” como o equivalente a uma "corrida interna", na medida em que a primeira pode diminuir a pressão sanguínea e o stress, e impulsionar o sistema imunológico, tal como acontece na prática de exercícios moderados.

Outro ponto no qual a Dra. Harding se focou no relatório está relacionado com a libertação, no cérebro, da hormona cortisol em períodos constantes de stress, e a forma como os momentos lúdicos entre adultos e crianças podem ajudar a combatê-la, providenciando um “antídoto inteligente”. A verdade é que pais ou outros cuidadores que estejam sujeitos a grandes níveis de stress durante a atual crise do Coronavírus, podem evitar o desgaste de relações positivas através de interações harmoniosas e frequentes com as crianças. Verificando-se noutros contextos, a situação é particularmente importante nesta pandemia, uma vez que as crianças muitas vezes não conseguem interagir ou brincar com outras crianças.

De acordo com a Dra. Harding, “sabemos que este é um momento incrivelmente desafiante para os pais que estão a tentar coordenar agendas numa situação sem precedentes. Este relatório revela que o tempo de recreio pode ser um antídoto ao stress e trazer inúmeros benefícios para adultos e crianças. O meu conselho passa por pais e cuidadores continuarem a brincar com as crianças da maneira que mais gostarem, porque as vantagens podem durar a vida toda e são boas para ambas as partes. É uma verdadeira situação de win-win".

Céline Ricaud, Head of Marketing de Espanha e Portugal da Mattel, acrescenta: “esta nova pesquisa reúne todos os aspetos positivos que podem ser obtidos através de atividades lúdicas para toda a família, o que é particularmente relevante na situação em que vivemos. Independentemente do tempo que se tenha para brincar, independentemente do jogo que se escolha, não há certo ou errado, aqui ganha-se sempre. Esperamos apoiar os pais e inspirá-los a continuar a brincar, sabendo que existem benefícios, tanto para eles como para os seus filhos, que os ajudarão durante esta fase desafiante”.

Com o lançamento dos resultados marcado para o final de 2020, no âmbito da campanha global da Fisher-Price "Let's Be Kids", que convida os adultos a crescer e a redescobrir a alegria do brincar, o relatório acabou por ser antecipado devido à situação atual do COVID-19, para oferecer aos pais informações científicas sobre os benefícios sociais, psicológicos e físicos que podem obter ao brincar com os seus filhos.

cardapio.pt @ 15-4-2020 14:54:26


Clique aqui para ver mais sobre: Kids - Crianças