"2020 na tua história" de Joana Brandão ajuda a criança a guardar para sempre o bom e o menos bom deste ano

O livro "2020 na tua história" foi apresentado no passado domingo, dia 6 de dezembro, na biblioteca do Palácio Baldaya a cerca de 100 pessoas; 15 presentes e os restantes espalhados por casas cheias de animação, espalhadas pelos quatro cantos de Portugal e até no Brasil e na Suíça. Família e amigos da autora preencheram ecrãs no Zoom, neste evento também transmitido no Facebook e Instagram.

cardapio.pt @ 10-12-2020 09:55:01

Apesar da distância física que este 2020 nos impôs, a emoção e a proximidade marcaram também presença neste lançamento. E a magia espalhou-se nos olhares de tantas crianças que ouviram atentas e divertidas as vivências partilhadas neste livro, tão familiares a todas elas.

A apresentação começou com as palavras da psicóloga, Guida Mendes Bernardo, com longa experiência no trabalho com crianças, que começou por salientar a importância do cuidado, da relação e da segurança no contexto familiar. Contexto central para qualquer criança crescer e desenvolver relações seguras, com os outros e com ela própria. Esta foi a base para enquadrar o ano de 2020 e a sua desafiante vivência onde estes conceitos ganham particular importância. Este ano, segundo a Guida, trouxe uma dimensão emocional difícil que foi a imprevisibilidade, o não sermos capazes de perceber o que vem a seguir, aqui e em todo o mundo. Neste sentido, o olhar atento para o outro, a relação e o cuidado tornam-se ainda mais importantes.

Uma das intenções presentes neste livro, segundo Guida, é esta relação e cuidado com a vivência interna da criança, que "carece da parte dos adultos, de um apoio para a criança reviver, repensar e recontar  este ano de forma mais resiliente" ajudando-a a nomear e a expressar o que sentiu. Este livro, segundo a psicóloga, pode ser uma "ferramenta terapêutica para sermos intencionalmente reparadores, neste ano", permitindo à criança "criar uma relação com o adulto e com a experiência interna do ano que passou".

O livro foi depois apresentado ao seu público primordial:as crianças. Com a ajuda de uma caixa de objetos e a espontânea participação dos mais pequenos, Joana Brandão confirmou a importância de vários conceitos que apresentou no livro. Foram mencionadas pelos mais pequenos vivências como a liberdade, as preocupações, o uso de máscara, o aniversário, as saudades dos amigos como aspetos difíceis deste ano. Por outro lado, estar mais tempo com os pais e ter mais tempo para brincar, foram aspetos positivos.

Uma conversa divertida, onde a autora explicou que este livro surgiu para as crianças poderem "guardar tudo o que sentiram neste ano" e ainda "expressar-se, deitar cá para fora a raiva ou a alegria e desenhá-las com as cores dos seus lápis e canetas".

O evento contou também com um vídeo da designer Ana Costa, uma pessoa preciosa para tornar este livro possível. Ana mencionou a importância deste "projeto bonito e prazeroso", um livro que vai "ajudar o leitor a processar o ano de 2020". Explicou o motivo da escolha das cores pastel, que transmitem "paz, tranquilidade e reflexão" e de fazer ilustrações claras e intencionalmente imperfeitas como se fossem feitas por uma criança. 

O evento terminou com algumas perguntas de miúdos e graúdos e com sentidos sorrisos e felicidade. E com o sentido de dever cumprido de Joana Brandão que salienta “a importância de fecharmos este ano com uma boa reflexão feita, para vivermos com mais tranquilidade o 2021 que aí vem”.

2020 na tua História está à venda em livrarias selecionadas - Aqui há gato (Santarém), Loja Sigtoys (Lisboa), Livraria Ler (Lisboa) e Livraria Gatafunho (Oeiras) - na página de Facebook ou simplesmente através deste formulário


Sobre a autora Joana Brandão

Joana nasceu em Santarém, vive em Lisboa há mais de 20 anos, é mãe de um rapaz de 10 anos e de uma rapariga de 6 – o Lucas e a Inês, respetivamente – e foi com preocupação que viveu este ano, tal como aconteceu com outras mães, um pouco por todo o mundo.

A sua formação em Psicologia e experiência na área de Educação e em ONG internacionais, que incluiu duas viagens marcantes, de voluntariado, a Cabo Verde e Argentina, influenciaram a decisão de terminar este ano tão desafiante com o seu primeiro livro infantil editado.

cardapio.pt @ 10-12-2020 09:55:01


Clique aqui para ver mais sobre: Kids - Crianças