Canal Panda comemora 25º aniversário com a estreia de "A Ilha do Panda"

A sua maior produção de sempre

Em abril, o Canal Panda comemora 25 Anos de emissões em Portugal e para celebrar a data, preparou muitas novidades para ver ao longo do mês. A 1 de abril chega a sua maior produção própria de sempre: “A Ilha do Panda”, inteiramente gravada em 4K, uma programação especial de aniversário, composta por episódios temáticos, seguindo-se um “remake” em alta-definição da famosa série de animação “Topo Gigio”.

cardapio.pt @ 31-3-2021 12:52:14

“A Ilha do Panda”, o maior investimento de sempre do Canal Panda, estreia a 1 de abril, às 19h45, e conta, pela primeira vez, com a participação especial do “Panda e os Caricas”: a Pipa, a Clarinha, o Pedro e o Matias, naquela que será a sua primeira produção própria.

A nova produção própria do Canal Panda serve de mote para uma divertida música original, que introduz cada episódio, escrita por Serafim Borges e interpretada pelo “Panda e os Caricas”.

“A Ilha do Panda” tem a tapada de Mafra e a Arrábida como cenário, resulta de uma parceria 100% nacional com a SP Entertainment e terá exibição de segunda a sexta-feira, às 07h45, 14h, 17h e 19h45 e aos sábados e domingos, às 10h30 e 18h15.

Para a Directora do Canal Panda, Susana Gomes, “Esta produção é bastante especial, tendo em conta que é o conteúdo que celebra o nosso 25º aniversário e o maior investimento que fazemos num programa de produção com este formato. Achamos que a melhor forma de comemorar este marco tão importante para nós é juntar, na mesma produção, os dois universos Panda mais queridos do nosso público: O “Panda e os Caricas” e todos os Amigos do Panda!”.  

A primeira temporada, composta por 26 episódios com sete minutos, acompanha uma verdadeira caça ao tesouro e está focada na promoção de valores como a amizade, união, espírito de equipa, entreajuda e partilha.

Em cada episódio, o “Panda e os Caricas” terão uma missão bem definida e um mapa que os irá conduzir pelas provas e aventuras a superar, numa espécie de peddy paper onde poderão exercitar as suas capacidades físicas e intelectuais e, sobretudo, divertirem-se muito.   


Carregados com tendas, mochilas, binóculos, cantis, bússolas e GPS, em “A Ilha do Panda”, o “Panda e os Caricas” transformam-se em verdadeiros exploradores da natureza, encontrando no seu caminho os restantes amigos do Panda: Juba, Kinkas, Cascas, Riscas e Pintas, a quem se irão unir para superar os desafios.

Salvar um animal em perigo e aprender mais sobre a respectiva espécie, construir uma casa na árvore, uma jangada, uma casa para pássaros, mandar uma mensagem numa garrafa ou identificar animais através das suas pegadas, são algumas das missões propostas em cada episódio que será apoiado pela investigação em livros, sites ou aplicações de telemóvel, que servem como complemento e explicação do contexto. 

Sob a liderança do Panda, a nova produção do canal irá contar com as aptidões de cada um dos elementos do grupo: o Matias, o sábio, que se irá destacar nas missões que exigem mais conhecimento; o Cascas, que tem sempre à mão um livro com uma explicação fundamental; o Pedro, o desportista, será o melhor nas missões físicas que exigem mais destreza; a Pipa e o Riscas serão protagonistas nas missões mais musicais; o Panças na componente culinária e, por fim, a Clarinha e o Crocas, que irão conseguir ultrapassar os seus medos, revelando-se fundamentais na resolução de pequenos conflitos.

“A Ilha do Panda” será ainda pontuada com canções do “Panda e Os Caricas”, inspiradas nas situações que vão vivendo. No final de cada episódio, um dos Caricas faz um resumo das aventuras vividas, escrevendo no diário de grupo, e será lançado um desafio aos espectadores em que se pede que façam as suas investigações, com base nas questões colocadas e para as quais podem pedir ajuda a um adulto. As respostas poderão ser enviadas através das redes sociais do Canal Panda, contribuindo para que o Panda e os Caricas cheguem mais perto do tesouro.

Além da estreia da produção própria “Ilha do Panda”, no dia 1 de Abril, das 9h00 às 21h00, os espectadores poderão assistir a uma maratona de episódios temáticos de aniversário das séries de maior sucesso do canal: “Porquinha Peppa”, “Esme e Roy”, “Powerbirds”, “Masha e o Urso”, “Super Wings”, “Rev&Roll”, “Noddy” e “Sissi”,

As comemorações começam logo às 9h00, com o episódio: “O aniversário do avô Porquinho”, de uma das séries mais populares do canal, “Porquinha Peppa, e terminam pelas 21h00, com a exibição de “O Melhor Aniversário de Sempre”, um episódio temático de “Sissi – A Jovem Imperatriz”, uma série de animação baseada numa das mais bonitas histórias de amor de todos os tempos.


“Topo Gigio”, o ratinho doce e “optimista” que, entre o final da década de 1970 e os anos 80, mandava as crianças portuguesas para a cama ao som de José Cid, está de regresso à televisão infantil com a estreia exclusiva no Canal Panda, dia 12 de Abril, às 18h45 e promete proporcionar uma experiência familiar única.

O rato de esponja com grandes orelhas e traços de timidez dengosa que atravessou fronteiras e contracenou com Sinatra, Michael Jackson, John Wayne ou Hugo Pratt, regressa a Portugal mais moderno e actual, protagonizando uma nova série de animação que o Canal Panda exibe de segunda a sexta-feira, às 7h30, 14h30 e 18h45, e aos sábados e domingos, às 10h00 e 19h00. 

Para este ratinho espirituoso e sincero, tudo é tão novo, que qualquer coisa se torna uma verdadeira aventura incrivelmente emocionante. Gigio tem fiéis companheiros a seu lado: a melhor amiga Zoe, que o ajuda a contornar qualquer obstáculo, Bike Bob, o companheiro perfeito para andar pela cidade e o 'G-Team' (Toupeira, Pombo, Bunny Twins, Tartaruga, Sapo) prontos para se unirem a ele em qualquer altura e qualquer lugar. E, quando o dia acabar, é hora de um pedido simples: um beijo de boa noite e um abraço!

No dia 26 de abril, às 19h30, o Canal Panda estreia novos episódios da quinta temporada de “Super Wings”, a série de animação pré-escolar, nomeada para um Emmy, que mostra às crianças a diversidade cultural do mundo, através das viagens do avião Jett.

Além de Jett e companhia, os novos episódios contarão com um Super Pet por cada elemento da equipa, dois novos Super Wings e também um novo personagem problemático, que fará elevar o nível dos desafios exibidos de segunda a sexta-feira, às 14h05 e às 19h30, com compactos dos episódios semanais exibidos aos sábados e domingos, às 11h30, 16h30 e 20h15.   

Com Jett no controlo, o mundo é uma verdadeira sala de aula onde os espectadores ficam a conhecer a forma como as pessoas de cada país vivem, vestem, comem e brincam. Cada episódio, contado de forma natural e espontânea, recorre a referências variadas para aproximar as crianças da história, cativando-as para a geografia, diferentes linguagens, flora, fauna e costumes.

cardapio.pt @ 31-3-2021 12:52:14


Clique aqui para ver mais sobre: Kids - Crianças