Tropa Macaca

Ciclo de concertos comissariado por Filho Único

Tropa Macaca são André Abel e Joana da Conceição, banda sediada em Lisboa a trabalhar no campo da composição contemporânea eletrónica. Com cerca de seis anos de parceria criativa e atividade pública, editaram a sua música em selos fundamentais do underground europeu e norte-americano como a Qbico e a Siltbreeze, tendo o mais recente Ectoplasma sido lançado na nova-iorquina Software de Daniel Lopatin (Oneohtrix Point Never).

cardapio.pt @ 22-10-2013 15:26:03

Até esse registo a música do duo pautou-se, de um ponto de vista estrutural, na execução de peças de longa-duração. Sempre intrépidas, pareciam, a cada vez, procurar desbloquear um sem número de questões de ordem poética, e progredir ao longo do seu curso ritual no sentido de chegar a sítios inauditos, onde a revelação os aguardava.


Em actuações dos últimos meses largos, contudo, temos vindo a assistir a novos desenvolvimentos na prática da banda. Temas de duração mais variável apresentam maior quantidade de eventos, que se desenrolam – em escrita e interpretação – de maneiras novas e inesperadas. Surgem espaços mais do que ilustrados, habitados, a meio destas construções, que reordenam noções convencionais de tempo, narrativa e sucessão de eventos.

Como sempre tem sido o caso com a Tropa Macaca, torna-se muito complexo fazer referências a outros trabalhos artísticos passados, havendo mais semelhanças do ponto de vista tímbrico e textural (techno, house, os primórdios do catálogo da Warp, guitarras eléctricas “fusionistas” dos anos 70 e 80), do que propriamente estruturas musicais familiares.

Depois de no início deste ano terem levado a cabo uma extensa digressão europeia, esta apresentação feita especificamente para o espaço da Culturgest, é a sua primeira data no Porto em 2013. (www.culturgest.pt)


INFORMAÇÕES


Local: Culturgest Porto

Datas: 8 de Novembro de 2013

Horário: 22h00

Preço: 5 Euros

Duração: 50 minutos

Morada: Edifício Caixa Geral de Depósitos Avenida dos Aliados nº104 4000-065 Porto

Telefone: 22 209 81 16 / 21 790 51 55

E-mail: culturgest.bilheteira@cgd.pt

cardapio.pt @ 22-10-2013 15:26:03