O Gajo apresenta novo single "Zé do Telhado"

O Gajo está de regresso à sua Lisboa, cidade que o inspirou no seu disco de estreia "Longe do Chão" e que continua a inspirar o seu novo trabalho. "Zé do Telhado" é a antecipação de "Rossio", o 1.º EP de um conjunto de 4 ("As 4 Estações d'O Gajo") que serão editados pela Rastilho Records ao longo de 2019, cada um representando uma estação do ano e uma estação de comboio de Lisboa.

cardapio.pt @ 11-1-2019 12:53:00

“As 4 Estações d’O GAJO”, título que se inspira no nome de uma das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723), consiste num trabalho dividido em quatro EPs, cada um com cinco músicas.

Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré dão assim o mote para a viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. Não com um destino real, certo e determinado, mas evocativo das muitas viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve.

"Rossio", o primeiros dos 4 EPs d'O Gajo a sair em 2019, é editado em fevereiro e representa tanto o Inverno, estação meteorológica em que é editado, como a estação ferroviária do Rossio, a qual dá nome ao EP.

O single e vídeo "Zé do Telhado", segundo João Morais, O Gajo, é "uma viagem alucinante pela cidade de Lisboa ao som de uma Viola Campaniça que corre ao ritmo incansável das cidades. Cidades que respiram sempre ofegantes e nos surpreendem a cada virar de esquina. Esta é a pulsação do video “Zé do Telhado” e a sua tradução estridente e às vezes perturbadora nas imagens de Luís Dias (Cineasta Independente).”

Antes do lançamento de "Rossio", O Gajo integra a comitiva portuguesa no Festival Eurosonic Noorderslag na Holanda, onde tem dois concertos agendados para a cidade de Groningen, um no dia de abertura do Festival a 16 de janeiro, e outro a 17 de janeiro.

cardapio.pt @ 11-1-2019 12:53:00