9/4/2019 a 9/4/2019 Escola das Artes recebe “Scotoma Cintilante” de Jonathan Saldanha

A Escola das Artes da Universidade Católica do Porto recebe no próximo dia 9 de abril, o concerto-performance “Scotoma Cintilante”, do artista Jonathan Uliel Saldanha com o coro Ver pela Arte. Esta performance vocal é construída a partir de uma escultura que é, essencialmente, uma partitura gráfica tridimensional, interpretada por um coro misto de cegos. Será na superfície desta máquina-escultura que o coro irá ler as instruções que irão operar a mutação das suas vozes no tempo. 

cardapio.pt @ 5-4-2019 17:12:03

Olho Iridiscente ©Jonathan Uliel Saldanha | Ricardo Megre

Olho Iridiscente ©Jonathan Uliel Saldanha | Ricardo Megre

A performance – que integra as celebrações dos 40 anos da Universidade Católica Portuguesa no Porto e, ainda, a programação da bienal BoCA (Biennial of Contemporary Arts) – parte de uma mundivisão onde a relação tátil com a matéria inanimada é a fonte primordial da construção do som. Assim, este concerto-performance inscreve-se entre matéria e anima, pré-linguagem e superfície, operando a interceção de quatro eixos distintos: o aparelho vocal humano; a mediação de uma linguagem háptica (relativa ao tacto); a refração como mecanismo tático de mutação e “re-materialização” do tempo; e a camuflagem da palavra pela voz. Entre a dismorfia, a refração vocal e uma Via Sacra. Destaque-se que esta atuação se inscreve entre matéria e anima, pré-linguagem e superfície, o devir de um objeto e uma Via Sacra, operando a interceção do aparelho vocal humano com o tacto, numa refração da voz pela dismorfia.

À apresentação do projeto, agendada para as 19h30 no Auditório Ilídio Pinho, no campus Foz da instituição, segue-se a inauguração da exposição “Disformia”, na Sala de Exposições da Escola das Artes.

A exposição “Disformia” é um trabalho que traduz os três meses da residência artística na Escola das Artes da Católica no Porto. Destaque-se que Saldanha é um construtor sonoro e cénico, que já expôs trabalhos como OXIDATION MACHINE e O POÇO, em espaços como o Palais de Tóquio, em Paris, a Casa de Serralves ou mesmo o Teatro Municipal Rivoli, no Porto. No dia 11 de abril, às 18h00, Jonathan Saldanha convida o professor da Escola das Artes, Pedro Monteiro, e o professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga, Álvaro Balsas, para a aula aberta do programa Arte & Ecologia sob o tema “Dismorfia e Opacidade”.

A exposição estará patente até 7 de junho de 2019


Informações

Data: 9 de abril de 2019

Local: Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (Campus Foz)

Horário: 19h30

Mais informações aqui

cardapio.pt @ 5-4-2019 17:12:03