28/4/2019 a 28/4/2019 Mário Laginha e Augusto Canário dão música e letra a visita do Diabo a Ponte de Lima

Conheça a Canção da Lenda das Unhas do Diabo

No próximo dia 28 de abril, às 16h, o “Diabo” vai andar à solta em Ponte de Lima e Mário Laginha e Augusto Canário têm culpa no cartório! Conheça a Canção da Lenda das Unhas do Diabo num concerto muito especial que vai decorrer na Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, interpretada pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo e pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora.

cardapio.pt @ 24-4-2019 15:30:50

Orfeão de Vila Praia de Âncora

Orfeão de Vila Praia de Âncora

A Canção da Lenda das Unhas do Diabo, em estreia neste concerto, é uma das obras encomendadas pelo projeto Sente a História inspirada na mitologia do Alto Minho, com música de Mário Laginha e letra da autoria de Augusto Canário. O tema conta a história do dia em que o Diabo foi, em pessoa, resgatar um escrivão de Ponte de Lima de um convento, que era odiado pelo povo e acabara de morrer. O tema será interpretado pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo e pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora.

A iniciativa acontece no âmbito do projeto Sente a História, que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo terceiro do concerto da iniciativa, que tem como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.


Coral Polifónico de Viana do Castelo

Coral Polifónico de Viana do Castelo

Cada grupo vai interpretar a solo quatro temas e em conjunto cinco, sendo que um deles será, precisamente, a Canção da Lenda das Unhas do Diabo cuja história e letra está disponível aqui.

Logo a seguir ao concerto, pelas 17h, realizar-se-á a visita guiada e animada ao Museu dos Terceiros que se encontra instalado em duas casas religiosas associadas à Ordem Franciscana: o extinto Convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da Ordem Terceira de São Francisco.

E nesta visita o “Diabo” continuará a ser a figura de destaque. Isto porque no exterior do Museu, mais precisamente no Convento de Santo António dos Capuchos, local onde, segundo a lenda local, o “Diabo” foi resgatar o seu escrivão, existe uma laje em pedra com a marca de uma mão que o povo diz ser do próprio Belzebu.

Assim, e em jeito de brincadeira, as pessoas presentes no concerto e na visita guiada terão a possibilidade de colocar a mão na marca da pedra e ... se ficar larga ou apertada, tudo bem... se a marca corresponder a alguns visitantes, então são “diabos” ou “diabas”!

O concerto e a visita têm entrada gratuita.


Informações

Concerto do Coral Polifónico de Viana do Castelo e Orfeão de Vila Praia de Âncora

Data: 28 de abril de 2019

Horáio: 16h00

Local: Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco – Ponte de Lima

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

Mais informações: https://senteahistoria.com

Visita guiada e animada ao Museu dos Terceiros

Data: 28 de abril de 2019

Horário: 17h00

Local: Ponte de Lima

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

Mais informações em https://senteahistoria.com/dias-de-patrimonio-aberto/

cardapio.pt @ 24-4-2019 15:30:50


Clique aqui para ver mais sobre: Música