Concurso Novos Talentos FNAC 2019 bate recorde de inscrições

A edição de 2019 do concurso Novos Talentos FNAC superou todas as expetativas ao atingir um número recorde de inscrições. No total, são 3403 jovens artistas nacionais que se candidataram nas quatro categorias: Cinema, Escrita, Fotografia e Música. 

cardapio.pt @ 29-4-2019 15:49:10

Através deste concurso, que este ano teve por lema “Mostra-te ao Mundo”, a FNAC pretende procurar e promover novos talentos, desafiando para isso jovens de todo o país a mostrarem o seu valor e mérito artístico. O maior número de candidatos regista-se na categoria de Escrita, com 1245 inscrições, seguindo-se a Fotografia com 1144, a Música com 846 e o Cinemacom 168.
 
“O desafio que a FNAC lançou este ano foi totalmente superado. O número recorde de inscrições que recebemos comparativamente com a edição do ano passado demonstra a importância que o nosso concurso tem vindo a ganhar na promoção de jovens talentos. Temos muito orgulho neste projeto que tem sido um ponto de partida importante para muitos artistas e, nesse sentido, sentimos a nossa missão cumprida. Toda a organização está muito satisfeita com este resultado. A decisão certamente não será fácil, resta-nos agora aguardar que o júri se pronuncie”, refere Inês Condeço, Diretora de Comunicação da FNAC.
 
Com as inscrições fechadas, chega agora a fase de avaliação. As candidaturas vão ser analisadas pelo painel do júri composto por personalidades com grande reconhecimento em cada área.  Os vencedores serão anunciados a 29 de maio. 

Integram o júri, na categoria de Escrita, Conceição Garcia (Presidente do júri e diretora da Escrever, Escrever), Dulce Maria Cardoso (escritora), Afonso Cruz (escritor) e João Tordo (escritor). 

Na Fotografia, Mário Cruz (Presidente do júri, fotojornalista da Lusa e vencedor do World Press Photo 2016, categoria Assuntos Contemporâneos), Augusto Brázio (fotógrafo), Francisco Feio (professor de fotografia) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público) vão a analisar os trabalhos. 

As decisões na Música ficam a cargo de Henrique Amaro (Presidente do Júri e radialista), Lia Pereira (jornalista), Luís Oliveira (radialista) e Rui Miguel Abreu (jornalista). 

Na categoria de Cinema, as escolhas serão feitas por Paulo Trancoso (Presidente do Júri e Presidente da direção da Academia Portuguesa de Cinema), João Canijo (realizador), Paulo Viveiros (professor do departamento de cinema e artes dos media da Universidade Lusófona) e Margarida Cardoso (realizadora).

Em parceria com a REPSOL, este ano vai ser atribuído um prémio monetário no valor de 1.250 euros para os vencedores das categorias de Cinema, Escrita e Fotografia. Na categoria de Música, o primeiro lugar terá a oportunidade de produzir um singleem estúdio (com mistura, masterização e gravação) e de fazer parte do cartaz do festival FNAC LIVE. 

Ainda em termos de prémios, na categoria de Cinema,o vencedor verá a sua curta ser exibida publicamente e receberá um workshop na Universidade Lusófona; na Escrita,os quatro melhores contos literários originais recebem um workshop de escrita criativa na escola Escrever, Escrever, e têm a sua obra publicada no livro Novos Talentos FNAC 2019; na Fotografia, é atribuído um vale-oferta de 1.500 euros em equipamento fotográfico FUJIFILM X, o acompanhamento, até um ano, de um Projecto Fotográfico de Autor oferecido pelo Instituto Português de Fotografia e vê, ainda, o seu trabalho exposto nos fóruns FNAC; na Música,o projeto vencedor, bem como as três menções honrosas, farão parte do disco Novos Talentos FNAC 2019.

Os parceiros da FNAC nesta edição são: REPSOL, FUJIFILM, Escrever Escrever, Instituto Português de Fotografia, Universidade Lusófona, Antena 3, Magazine HD, Olhares e Sapo.

cardapio.pt @ 29-4-2019 15:49:10