14/7/2019 a 14/7/2019 Yara Gutkin apresenta novo álbum "MAMA" em Sintra

Participação especial do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras

No próximo dia 14 de julho, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebe Yara Gutkin e o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras para o concerto de lançamento do seu primeiro álbum “ MAMA” ao qual se juntam novos músicos na banda, convidados especiais e outras surpresas musicais.

cardapio.pt @ 8-7-2019 12:43:09

Yara Gutkin é uma artista portuguesa multifacetada (cantora, pianista, compositora e maestrina coral) nascida em Madrid numa família de artistas. Filha do guitarrista Carlos Gutkin e da atriz Paula Freitas e neta do encenador Adolfo Gutkin.

Com uma carreira musical de mais de 20 anos, começou a sua carreira dobrando ecantando para filmes da Disney e spots publicitários. Participou em vários grupos, um deles o duo de piano e voz "Gutkin & Queener", na banda de Júlio Pereira e atuando junto de artistas relevantes como Mayra Andrade, Rui Veloso, António Zambujo, e João Afonso. Galardoada por mérito profissional pelo seu excelente valor artístico e notável trabalho e pela dedicação ao Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras. Obteve o primeiro prémio no concurso Global Youth Music Contest, promovido pela ONU na Rio + 20 de 2012, com a canção “Meu Planeta Azul”, que representou Portugal no mundo entre 138 países.

O seu álbum de estreia "MAMA", nasce das raízes e vivências em Portugal, Espanha, Argentina, Cuba e Brasil, que se sentem de uma forma muito íntima e familiar. Uma viagem com cheiros e alusões à mãe natureza que vai desde as águas do Amazonas, donde provém o nome Yara—mãe d'água das culturas indígenas—aos recifes de corais, revela a poesia e afetividade da canção de embalar, superando o objectivo de adormecer o bebé. Percorrem-se canções desde a mais tradicional até à mais atual, tratadas de uma forma única e variada, e escritas num tom intervencionista, que reclama o papel da mulher na contemporaneidade. "MAMA" compõe assim um retrato do que é ser mulher e mãe antigamente e agora, com canções para o filho que vai nascer, canções em que os filhos embalam os pais, canções de tristeza e desabafo, e ainda outras num ponto de vista paternal.


Este disco reúne 14 canções, e tem como protagonistas, em simultâneo, a Música e a Poesia, na medida em que apresenta temas de poetas e músicos como José Afonso, Vinícius de Morais, Toquinho, Fernando Pessoa, Miguel de Unamuno, e José Mário Branco (entre outros), além de originais, incluindo o tema "Reefs" da autoria de Yara Gutkin, o tema "Deixa ser a mais" com a co-autoria de Kent Queener e Catarina Sobral, "Tu que dormes" e "Canção ao menino" de Carlos Gutkin, e o tema “Acalanto”, uma canção de Pedro Branco dedicada ao projeto.


O projeto não se encerra apenas num estilo musical. Há influências eruditas e jazzísticas combinadas com uma base mais tradicional, em que predomina a música portuguesa. Kent Queener, o elemento criativo imprescindível, desempenha o seu belíssimo papel de arranjador, produtor e compositor do "MAMA". Acompanham neste álbum, as virtuosas mãos de Kent Queener no piano e teclados, Carlos Gutkin na guitarra clássica, Anders Perander no cavaquinho, André Galvão no contrabaixo e baixo, Marcos Alves e Iuri Oliveira na percussão e bateria, e Yara no piano e harpa. Ainda conta com maravilhosos músicos convidados como Norton Daiello, Diogo Picão, Alexandra Marquez, Rui Meira, Sandra Martins e o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

O concerto de apresentação de "MAMA" tem lugar no Centro Cultural Olga Cadaval - Auditório Jorge Sampaio, em Sintra, no dia 14 de julho, às 17h30. Os bilhetes têm um custo único de 10 euros.



Informações

Data: 14 de julho de 2019

Local: Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

Horário: 17h30

Bilhetes: 10 euros

cardapio.pt @ 8-7-2019 12:43:09


Clique aqui para ver mais sobre: Música